A Conmebol suspendeu preventivamente o zagueiro Rodrigo Moledo. A informação foi divulgada em nota pelo Inter na tarde desta quinta-feira (13). O jogador teria testado positivo para uso da substância ostarina em exame antidoping realizado após a partida contra o Metropolitanos, em 25 de maio.
A suspensão é valida para todas as competições. Moledo pediu a contraprova da amostra. O zagueiro atuou os 90 minutos do jogo disputado na Venezuela. No comunicado, o clube afirmou ter confiança na "idoneidade do atleta" e espera "que tudo seja devidamente esclarecido".
O jogador se manifestou em suas redes sociais. Na postagem, Moledo reforça que "sempre atuei de forma idônea, limpa e transparente e vou lutar até o fim para esclarecer o ocorrido e provar minha inocência".Em 19 de junho, o zagueiro Manoel, do Fluminense, recebeu o mesmo típico de punição por usar a substância. Outro caso famoso de uso da ostarina é a oposta Tandara, do vôlei, que testou positivo durante os Jogos Olímpicos de Tóquio.
A ostariana é uma substância que age nos receptores conectados a hormônios androgênicos, como a testosterona. Seu uso tem ação anabolizante, aumentando a força, a massa muscular e, consequentemente, melhorando a performance.
Confira a integra da nota emitida pelo Inter:
"A Conmebol suspendeu provisoriamente o zagueiro Rodrigo Moledo por suposta presença da substância ostarina em exame antidoping realizado após a partida contra o Metropolitanos, no dia 25/05, na Venezuela. O atleta requereu a contraprova da amostra. O clube dará o devido suporte ao atleta por meio de seu departamento jurídico. Registramos, por fim, a confiança na idoneidade do atleta e esperamos que tudo seja devidamente esclarecido."