Adversário do Inter nas oitavas de final da Libertadores, o River Plate chegará para o confronto com os gaúchos, nas primeiras semanas de agosto, provavelmente como campeão argentino. O clube lidera a Liga Profissional, o nome oficial do Campeonato Argentino, com nove pontos de vantagem para os vice-líderes Talleres e San Lorenzo. Restam apenas cinco rodadas para o término da competição.
Essa aproximação do 38º título nacional é um primeiro sinal do sucesso no novo momento do River Plate depois da saída do técnico Marcelo Gallardo, que encerrou sua trajetória de oito temporadas, no final do ano passado, quando levou o clube ao melhor momento em torneios internacionais em sua história.
O escolhido para substituir Marcelo Gallardo foi Martín Demichelis. Ex-zagueiro do próprio River, da seleção argentina, de Manchester City e Bayern de Munique, ele iniciou na base do clube alemão sua caminhada como treinador. O River é seu primeiro trabalho em um time profissional.
Como o time joga
Tendo o espanhol Pep Guardiola como uma de suas referências, Martín Demichelis apostou inicialmente em um time que buscava executar conceitos dentro do chamado ataque posicional, algo que ia contra o que o River se acostumou a fazer nos tempos de Marcelo Gallardo.
O River enfrentou dificuldades no começo da temporada. Ainda que tenha vencido três das primeiras cinco partidas no Campeonato Argentino, as derrotas para Belgrano e Arsenal de Sarandí ligaram o alerta sobre os problemas do time.
Aos poucos, Demichelis foi mudando sua forma de montar a equipe fazendo o que se pode definir como um ataque funcional, quando os jogadores passam a se movimentar em função da bola e não mais do espaço em campo – o que se faz dentro do Jogo de Posição do mentor Pep Guardiola.
Essa mudança potencializou alguns jogadores. Um deles é Ezequiel Barco. Atacante pretendido pelo Inter no começo de 2022, acertou com o River Plate, mas não teve um bom primeiro ano. A situação mudou nesta temporada. Escalado mais próximo do ataque, Barco virou uma referência da equipe. Ele tem seis gols e quatro assistências em 2023.
O artilheiro do River na temporada é Lucas Beltrán, com 14 gols em 28 jogos. Formado na base millonaria, Beltran atuou por empréstimo no Colón na temporada 2021/22 e retornou ao Monumental de Núñez no ano passado para ser uma alternativa no elenco de Gallardo, que tinha na contratação de Miguel Borja seu grande reforço. Neste ano, o venezuelano Salomón Rondón foi contratado, mas Beltrán ganhou a disputa com os dois experientes.
Além de Beltrán e Barco, se destacam na equipe os meias Nacho Fernández e De La Cruz, o volante Rodrigo Aliendro e o lateral Milton Casco, que pode jogar nos dois lados da defesa. Ainda que não esteja passando por sua melhor fase, o goleiro Franco Armani, que faz parte do elenco da seleção argentina campeã do mundo no Catar, segue sendo uma das referências do plantel.
Números
Os números do River Plate são de domínio no Campeonato Argentino. Além da liderança com folga, a equipe tem o melhor ataque, com 40 gols marcados em 22 jogos, a segunda melhor defesa, sofreu apenas 15 (atrás apenas do San Lorenzo, com oito), e é a equipe com maior média de posse de bola, 63,4%. O Millonario é também o time que mais acerta passes, média de 419 por partida, e o que mais finaliza, 15,6 por jogo.
Na Libertadores, o River venceu três jogos, empatou um e perdeu dois. A equipe marcou 11 gols e sofreu 11. As três vitórias foram no Monumental de Núñez. Fora de casa empatou com Sporting Cristal e perdeu para Fluminense e The Strongest. Após a confirmação da classificação para as oitavas de final, Demichelis admitiu que melhorar o desempenho como visitante, principalmente defensivo — o time sofreu nove dos onze gols longe de Buenos Aires — é o principal desafio.
— Estamos preparados para trabalhar, manter o que está bem e corrigir. A Libertadores não será fácil para nós, mas também não seremos adversários fáceis para nenhum rival. Ganhamos bem os três jogos em casa, mas mostramos que precisamos melhorar fora, estar mais atentos. Temos a experiência de erros que nos custaram muito, vamos analisar isso e melhorar — projetou.
River em 2023
- 29 jogos
- 20 vitórias
- 3 empates
- 6 derrotas
- 54 gols marcados (1,86 por jogo)
- 26 gols sofridos (0,9 por jogo)
- artilheiro: Lucas Beltrán, com 14 gols