A renovação do contrato de Vitão, permitida pela normativa da Fifa que ampliou o período de suspensão dos contratos de jogadores com clubes da Rússia e da Ucrânia, garantiu ao Inter a manutenção de um zagueiro que vem sendo titular de Mano Menezes desde o ano passado. Com Nico Hernández tendo boas atuações recentes, Mercado recuperado de lesão e Rodrigo Moledo sendo um jogador de confiança, Mano tem quatro peças para escolher sua dupla de zaga para a sequência da temporada. GZH aponta números dos candidatos e também opiniões de comentaristas sobre qual deve ser a zaga colorada.
Por uma lesão muscular na panturrilha sofrida durante a pré-temporada, Mercado ficou fora das primeiras partidas do ano. Assim, Vitão e Moledo formaram a dupla defensiva nas sete primeiras rodadas do Gauchão. No período, o Colorado sofreu cinco gols e terminou quatro partidas sem ser vazado. Apesar disso, Mano Menezes ressaltou à época que a titularidade ao lado de Vitão ainda era de Mercado.
— Ele (Mercado) traz muito em comando de posicionamento defensivo. Ele orienta muito os outros jogadores, orienta o tempo inteiro e coordena o sistema defensivo. Isso é raro. Você não encontra toda hora um jogador capaz de fazer a sua função e ainda orientar o sistema defensivo. A gente se torna mais agressivo porque ele adianta mais a linha, arrisca mais porque fez a vida inteira isso e traz para a nossa equipe — avaliou Mano ao falar sobre a volta de Mercado à equipe no jogo contra o São José, pelo Gauchão, em 16 de fevereiro.
Mercado e Vitão formam a dupla que mais jogou ao longo do ano. No total, estiveram juntos em 14 partida. Foram 15 gols sofridos e em apenas três partidas o Colorado terminou sem ser vazado.
Vitão e Moledo atuaram juntos em 10 jogos, com 10 gols sofridos e quatro partidas sem ser vazado. As outras duplas utilizadas por Mano para começar partidas foram Moledo e Nico Hernández, Vitão e Nico Hernández e Moledo e Mercado.
GZH convidou três comunicadores do Grupo RBS para opinar sobre qual deve ser a dupla de zaga titular do Inter. Confira:
Vini Moura, colunista de GZH e representante da torcida do Inter nas jornadas da Rádio Gaúcha
Vitão e Moledo
"A dupla de zaga ideal para o Inter é Vitão e Moledo. Nesse setor do campo, me agrada bastante dois atletas com características que se complementam. Vitão é um jogador veloz e de extrema qualidade na saída de bola. Por outro lado, Moledo tem força física, bom posicionamento na bola aérea, além de ser destruidor, o que é essencial em alguns momentos dentro dos jogos".
Marcelo De Bona, narrador da Rádio Gaúcha
Vitão e Nico Hernández
"Nico aproveitou bem a oportunidade. Foi seguro nos jogos em que atuou. Além disso, agrega qualidade na saída de bola. É um zagueiro construtor e rápido nas ações defensivas".
José Alberto Andrade, repórter e apresentador da Rádio Gaúcha
Vitão e Nico Hernández
"Apesar de ter vivido momentos melhores no ano passado, Vitão deve ser a base da defesa colorada. Com boa idade, capacidade técnica e física, e ambições de voltar a ter nível de Seleção, tem o combo completo. Seu companheiro pode ser qualquer um dos outros três defensores disponíveis.
Rodrigo Moledo dá qualidade na bola aérea, sobriedade para jogar e experiência de clube, mas não tem mais a vitalidade de outros tempos. Mercado tem imposição e experiência com boa técnica. O argentino, porém, se mostra deficiente nas jogadas pelo alto, talvez pela baixa estatura combinada com a idade, e é contumaz cliente da arbitragem com cartões em excesso e do departamento médico, com frequentes ausências por suspensões e lesões.
Nico Hernández não tem ainda uma amostragem tão grande em número de atuações no Inter, mas é mais jovem, apresenta boa intensidade, personalidade, uma saída de jogo qualificada e até capacidade de fazer gols, com uma média superior a Moledo e Mercado. Vale fixar Vitão e Nico como titulares, mantendo um excelente nível de suplentes com os outros dois".
Os números de cada dupla de zaga no ano:
Vitão e Moledo
- 10 jogos
- 10 gols sofridos
- 4 jogos sem sofrer gol
Os jogos: Juventude, Avenida, São Luiz, Ypiranga, Novo Hamburgo, Caxias, Brasil de Pelotas, Fortaleza, CSA e São Paulo.
Mercado e Vitão
- 14 jogos
- 15 gols sofridos
- 3 jogos sem sofrer gol
Os jogos: São José, Grêmio, Esportivo, Caxias, Caxias, Independiente Medellín, CSA, Metropolitanos, Flamengo, Goiás, Nacional, Athletico-PR, Atlético-MG e Nacional.
Mercado e Moledo
- 3 jogos
- 5 gols sofridos
- 1 jogo sem sofrer gol
Os jogos: Aimoré, Grêmio e América-MG.
Moledo e Nico Hernández
- 3 jogos
- 2 gols sofridos
- 1 jogo sem sofrer gol
Os jogos: Metropolitanos, Bahia e América-MG.
Vitão e Nico Hernández
- 2 jogos
- 2 gols sofridos
- Nenhum jogo sem sofrer gol
Os jogos: Santos e Vasco.