O Inter recebe o Nacional nesta quarta-feira (3), às 19h, no Beira-Rio, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. Quem vencer, assume a liderança da chave. No histórico pela competição continental, as duas equipes, que inclusive já se encontraram na final, se enfrentaram em 10 oportunidades. Foram cinco vitórias do Colorado, duas dos uruguaios e três empates.
O primeiro encontro foi na decisão da Libertadores de 1980. Na ocasião, o Inter havia sido campeão invicto do Brasileirão na temporada anterior e tinha o volante Falcão como destaque. Após um 0 a 0 em Porto Alegre, o Colorado acabou sendo superado no Centenário, em Montevidéu, por 1 a 0, com gol de Victorino, dando adeus ao sonho do título inédito.
Sonho que foi alcançado em 2006, tendo o Nacional pelo caminho. Na fase de grupos, vitória do Inter, por 3 a 0, no Beira-Rio. No Parque Central, empate em 0 a 0. Quis o sorteio que os dois clubes se reencontrassem logo nas oitavas de final. Na ida, no Uruguai, triunfo colorado, por 2 a 1, com direito a um golaço anotado por Rentería, que tabelou com Fernandão, deu um balãozinho no zagueiro e encobriu o goleiro.
Na volta, em solo brasileiro, um 0 a 0 marcado por polêmicas de arbitragem. O Nacional teve dois gols anulados. Aos cinco minutos do primeiro tempo, o zagueiro Bolívar desviou a bola para trás, e Vanzini marcou. O árbitro paraguaio Carlos Torres, no entanto, atendeu à sinalização do auxiliar e marcou impedimento.
Na etapa final, Clemer não segurou a bola levantada na área e possibilitou que, na confusão, Vanzini chutasse para o gol. Na visão do árbitro paraguaio, o goleiro colorado teria sofrido falta na origem do lance. Contudo, o atleta que finalizou estava em posição irregular.
O centroavante Suárez, atualmente no Grêmio, disputava a primeira temporada como profissional, aos 19 anos. Ele entrou no decorrer do jogo disputado em Montevidéu, sendo titular em Porto Alegre, mas sem chamar tanto a atenção.
Após ser campeão mundial, em dezembro de 2006, o Inter teve dificuldades no início da temporada de 2007. Na fase de grupos da Libertadores, mais uma vez teve o Nacional pela frente. Fora de casa, derrota por 3 a 1. Como mandante, vitória por 1 a 0, com gol de Fernandão, resultado que acabou sendo insuficiente para evitar a eliminação precoce.
Depois do bicampeonato da Libertadores conquistado em 2010, o Colorado chegou, no máximo, às semifinais em 2015, enquanto o Nacional acabou perdendo força no cenário sul-americana, ainda que siga sendo um dos times mais tradicionais.
Foi neste contexto que se encontraram pela última vez, nas oitavas de final da Libertadores, em 2019. Novamente, o Colorado levou a melhor. Depois de fazer 1 a 0 no Parque Central, nova vitória no Beira-Rio, por 2 a 0, com gols de Rodrigo Moledo e Paolo Guerrero. Naquele ano, o Inter foi eliminado nas quartas de final, diante do Flamengo.
Todos os jogos do Inter contra o Nacional na Libertadores
- Inter 0x0 Nacional (Libertadores 1980)
- Nacional 1x0 Inter (Libertadores 1980)
- Inter 3x0 Nacional (Libertadores de 2006)
- Nacional 0x0 Inter (Libertadores 2006)
- Nacional 1x2 Inter (Libertadores 2006)
- Inter 0x0 Nacional (Libertadores 2006)
- Nacionao 3x1 Inter (Libertadores 2007)
- Inter 1x0 Nacional (Libertadores 2007)
- Nacional 0x1 Inter (Libertadores 2019)
- Inter 2x0 Nacional (Libertadores 2019)