A permanência de Vitão no Inter é tratada no Beira-Rio como provável. No domingo (30), o técnico Mano Menezes foi bastante otimista ao falar do assunto. O zagueiro, que pertence ao Shakhtar, da Ucrânia, tem contrato por empréstimo com o clube gaúcho até o final de junho deste ano.
— Estou tranquilo quanto a isso. Acho que não teremos problema. Temos convicção muito grande de que Vitão vai estar conosco — afirmou o técnico após a vitória contra o Goiás.
O cenário positivo se dá por conta de duas estratégias que a direção adota. Ao mesmo tempo, um fator muito importante é o desejo do jogador em ficar em Porto Alegre.
A primeira das estratégias é confiar em uma prorrogação da normativa da Fifa que suspende contratos de jogadores de clubes ucranianos por conta da guerra com a Rússia. Como o confronto entre os países do leste europeu segue, o Inter acredita que o prazo da resolução será ampliado. Sendo assim, o atleta poderá decidir livremente o seu futuro.
A segunda é uma negociação em andamento para adquirir os direitos do jogador de 23 anos. O colorado acredita que vai conseguir pagar um valor menor do que o pedido pelo Shakhtar. Isso porque o contrato com os europeus vai até a metade de 2024 e, caso a normativa da Fifa seja estendida, os ucranianos correm o risco de perder o zagueiro sem receber valor algum.
Para a posição, Mano Menezes conta com outros cinco atletas, além de Vitão: Gabriel Mercado, Rodrigo Moledo, Nico Hernández, Felipe e Igor Gomes, que vem sendo utilizado como lateral-direito.