O êxodo do povo oriental foi uma emigração coletiva de habitantes da Banda Oriental (território do século 16 que atualmente corresponde ao Uruguai e ao Rio Grande do Sul) que seguiram José Gervasio Artigas, herói uruguaio, até Salto Chico do Rio Uruguai. Foi uma caravana que percorreu 522 km em 64 dias.
Quando a torcida do Nacional "invadiu" Porto Alegre com mais de 15 mil pessoas para acompanhar o jogo de ida da decisão da Libertadores de 1980, contra o Inter, o fato ficou conhecido como o "Segundo Éxodo del Pueblo Oriental".
A movimentação foi intensa desde a tarde do jogo, em 30 de julho de 1980. Os hinchas uruguaios vieram de todos os cantos e ocuparam praticamente todas as acomodações dos hotéis da Capital. Rádios instalaram pontos de transmissão na Rua da Praia para registrar o movimento, enquanto os vendedores ambulantes aproveitaram para faturar. Uruguaios afirmavam que, se o jogo fosse no final de semana, seriam "50 mil".
"Foi uma tarde colorida no centro de Porto Alegre. E, pela primeira vez em sua história, não foi motivada por torcedores do Grêmio ou Internacional. Os gorros, as bandeiras, as camisas e até as meias com as cores dos eternos rivais da cidade denunciavam a presença da torcida do Nacional de Montevidéu. Azul e vermelho, lado a lado. A 'fuerza tricolor' invadiu as ruas centrais, cantou o hino do clube no calçadão da Rua da Praia, tomou conta da maioria das casas comerciais e lotou até as agências bancárias", destacou o texto de Zero Hora de 31 de julho de 1980, um dia após a partida.
Em campo, o empate em 0 a 0 marcou a última partida de Paulo Roberto Falcão com a camisa do Inter. No jogo de volta, na semana seguinte, o Nacional derrotou o Inter por 1 a 0 e ficou com a Libertadores de 1980. Na época, a sua segunda conquista. O clube uruguaio, que também vencera em 1971, voltou a conquistar a competição continental em 1988.
Os 2 mil ingressos disponibilizados pelo Inter ao Nacional para o jogo desta quarta-feira (3), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores, foram esgotados rapidamente. A direção do clube uruguaio chegou a solicitar uma carga maior para a diretoria colorada, porém foi barrada pelo regulamento da Conmebol. Parceiras, as barras La Banda del Parque, do Nacional, e Geral do Grêmio, irão torcer unidas no Beira-Rio. No último clássico Gre-Nal, membros da organizada do Bolso estiveram presentes na torcida tricolor.
Abaixo, um vídeo divulgado pelo Nacional sobre o "Segundo Éxodo del Pueblo Oriental".