O clima de Libertadores está de volta ao Beira-Rio. É verdade que a estreia do Inter em casa foi há duas semanas, com a vitória dramática diante do Metropolitanos. Entretanto, nesta quarta-feira (3), a atmosfera de um confronto importante, diante de um adversário tradicional e tricampeão da competição, dá ao jogo do Colorado com o Nacional, às 19h, um tom de decisão.
A expectativa da direção do Inter é esgotar os ingressos disponíveis e lotar o Beira-Rio. São esperados 45 mil colorados apoiando a equipe nas arquibancadas. No lado dos uruguaios, os dois mil bilhetes disponibilizados já foram vendidos. Quem vencer, assumirá a liderança do Grupo B e estará próximo de uma classificação às oitavas de final da Libertadores.
O Inter conta com uma estatística positiva para o confronto. Além da invencibilidade em casa de 26 jogos, jamais foi derrotado para o Nacional em casa. Com encontros nas Libertadores de 1980, 2006, 2007 e 2019, são três vitórias e dois empates. Em 2006, anos em que ergueu a Copa, foram quatro confrontos dos gaúchos contra os uruguaios. Depois dos jogos da fase de grupos, o Colorado eliminou o Bolso nas oitavas de final, com uma virada história no Parque Central, em Montevidéu.
— Inter e Nacional sempre nos traz uma boa lembrança. Fizemos vários jogos com eles na minha época. Sempre foi jogo muito pegado, muito duro. Tivemos a felicidade de ganhar lá dentro em 2006, com o golaço do Rentería, que é repetido até hoje — recorda Iarley.
— A atmosfera de estádio lotado ajuda, mas não pode ser só isso. Os jogadores precisam estar bem concentrados na estratégia tática do Mano Menezes, pois o Nacional também tem um time experiente na competição — destaca o ídolo.
O Colorado também eliminou o Nacional nas oitavas de final de 2019. Na ocasião, Paolo Guerrero colocou o time em vantagem na fase eliminatória ao abrir o placar no Parque Central aos 45 minutos do segundo tempo. No Beira-Rio, com mais um gol do peruano e um de Rodrigo Moledo, a classificação às quartas de final foi confirmada.
Cria dos tricolores de Montevidéu, o meio-campista colorado Carlos De Pena disputou quatro Libertadores pelo Nacional antes de se transferir para o futebol europeu. Com conhecimento de sobra sobre o adversário, o uruguaio considera o confronto como um "jogo especial":
— O único objetivo na minha cabeça é ganhar o jogo. Claro que do outro lado está o time no qual fui criado, que sou torcedor e tenho amigos e família, mas sou muito profissional. Futebol é assim. O destino, às vezes, o faz cruzar contra times nos quais jogou. Será a primeira vez, mas sou 100% Inter — disse De Pena ao ge.globo.
Autor de um golaço que garantiu a vitória do Inter sobre o Goiás no último final de semana, Carlos De Pena deve ser presença confirmada no time titular de Mano Menezes para encarar o Nacional.
Histórico de Inter x Nacional no Beira-Rio
Libertadores 1980
- Inter 0x0 Nacional (final — ida)
Libertadores 2006
- Inter 3x0 Nacional (segunda rodada)
- Inter 0x0 Nacional (oitavas de final — volta)
Libertadores 2007
- Inter 1x0 Nacional (sexta rodada)
Libertadores 2019
- Inter 2x0 Nacional (oitavas de final — volta)