O sorteio da Copa do Brasil, realizado na tarde desta terça-feira (2), colocou o América-MG no caminho do Inter. As duas equipes já se enfrentaram em três oportunidades, com duas classificações para os mineiros.
O primeiro confronto foi em 1998. Logo na fase inicial. E o América-MG levou a melhor nos pênaltis. Em 2013, o Colorado deu o troco e eliminou o time de Belo Horizonte na terceira fase. Em 2020, encontro nas quartas de finais, com clube de Minas Gerais superando os gaúchos mais uma vez nas penalidades.
O Inter venceu a competição uma única vez, em 1992, quando ganhou do Fluminense na decisão. O América-MG nunca levantou a taça. A melhor campanha foi em 2020, quando caiu na semifinal, diante do Palmeiras.
Relembre os três duelos
Primeira fase de 1998
Em 1998, os dois clubes se encontraram na primeira fase. Na ida, vitória do América-MG, por 1 a 0, no Independência, com gol de Tupãzinho. Precisando reverter a desvantagem, o Inter aplicou 1 a 0, no Beira-Rio, com gol de Christian.
Nas penalidades, o time comandado por Givanildo de Oliveira levou a melhor sobre a equipe de Celso Roth, com o placar de 4 a 2. Enciso e Fernando erraram suas cobranças.
Coube ao meia Marquinhos, um dos destaques do Inter no título em 1992, anotar a cobrança que confirmou a classificação mineira. Na segunda fase, o América-MG acabou desclassificado para o Sport.
Terceira fase de 2013
Depois de passar por Rio Branco-AC e Santa Cruz, o Inter de Dunga pegou o América-MG. Na ida, vitória de virada, por 3 a 1, no Centenário, em Caxias do Sul. Os visitantes saíram na frente com Rodrigo, mas D'Alessandro, de pênalti, Forlán e Maurides garantiram a vantagem.
Na partida de volta, Ronaldo Alves anotou contra para os mineiros. No entanto, D'Alessandro deixou tudo igual na sequência. Com o 4 a 2 no agregado, o Colorado avançou às oitavas de final, quando enfrentou o Salgueiro-PE e passou.
Nas quartas de final o adversário foi o Athletico-PR. Foram dois empate: 1 a 1, em Novo Hamburgo, e 0 a 0, em Curitiba. Desta forma, os paranaenses passaram por conta do gol anotado como visitante.
Quartas de final de 2020
Em 2020, o duelo foi nas quartas de final. Na reestreia de Abel Braga no comando do Inter, vitória do América-MG, então comandado por Lisca, por 1 a 0. O único gol da partida foi anotado por Rodolfo.
Na volta, em Belo Horizonte, a desclassificação teve ares de heroísmo e tragédia. Até os 50 minutos da etapa final, o Colorado estava eliminado. Contudo, Yuri Alberto aproveitou desvio de Cuesta e tocou para o gol, fazendo o 1 a 0.
Nos pênaltis, veio a decepção. Thiago Galhardo chutou para fora, mas Daniel Borges também errou. Nas alternadas, João Pedro e Praxedes fizeram. Juninho marcou e jogou a responsabilidade para Uendel, que desperdiçou, fechando a contagem em 6 a 5 para os mineiros.