O sorteio desta terça-feira (2) definiu o América-MG como adversário do Inter nas oitavas de final da Copa do Brasil. O jogo de ida será na Arena Independência e a volta, no Beira-Rio. Os confrontos, que ainda terão datas e horários confirmados pelo CBF, serão realizados nas semanas de semanas de 17 e 31 de maio. O Coelho eliminou Tocantinópolis-TO e Nova Iguaçu-RJ nas fases anteriores da competição.
O América-MG nunca conquistou a Copa do Brasil. A melhor campanha foi em 2020, quando chegou às semifinais e caiu para o Palmeiras, que terminou como campeão. Naquele ano, eliminou o Inter nos pênaltis, nas quartas de final. O confronto também ocorreu na terceira fase de 2013, com os gaúchos levando a melhor. Por outro lado, o Coelho eliminou o Colorado em 1998, também nos pênaltis, na primeira fase de 1998.
Nesta temporada, o time do técnico Vagner Mancini foi vice-campeão estadual, perdendo a decisão para o Atlético-MG. Na Copa Sul-Americana, a equipe está na segunda posição do Grupo F. Na estreia, goleou o Peñarol por 4 a 1, mas na segunda rodada perdeu para o Defensa y Justicia por 2 a 1.
No Brasileirão, porém, a campanha é ruim. O Coelho perdeu os três jogos que disputou até agora, contra São Paulo, Fluminense e Santos, sofrendo três gols em todas as partidas. Assim, é o lanterna do campeonato e único time que ainda não pontuou na competição.
O atacante Aloísio "Boi Bandido" é o destaque do América-MG, com seis gols marcados na temporada. Wellington Paulista, ex-Inter, é o centroavante reserva e também marcou seis gols neste ano. Também ex-Inter, o centroavante Mikael é mais uma alternativa de Vagner Mancini no banco de reservas.
Histórico de Inter x América-MG na Copa do Brasil
1998 (primeira fase)
- América-MG 1x0 Inter
- Inter (2) 1x0 (4) América-MG
2013 (terceira fase)
- Inter 3x1 América-MG
- América-MG 1x1 Inter
2020 (quartas de final)
- Inter 0x1 América-MG
- América-MG (6) 0x1 (5) Inter