O São Paulo enfrentará o Inter no domingo (7), às 16h, pela terceira rodada do Brasileirão. A equipe paulista tem quatro pontos no campeonato e ocupa a oitava posição na tabela. Depois de trocar Rogério Ceni por Dorival Júnior nas últimas semanas, a equipe vem de dois jogos sem perder na competição de pontos corridos — ganhou do América-MG por 3 a 0 e empatou em 1 a 1 contra o Coritiba.
Além de ser um tradicional adversário colorado, principalmente pelas Libertadores de 2006 e 2010, o elenco são-paulino tem jogadores que já passaram pela dupla Gre-Nal. No momento, são cinco jogadores (quatro ex-Grêmio e um ex-Inter). GZH conta como está a temporada de cada um dos atletas: Orejuela, Rafinha, Alisson, Luciano e David. Confira:
Orejuela
Desde que foi contratado pelo São Paulo, em 2021, depois de uma passagem pelo Grêmio, o colombiano não foi muito utilizado no clube paulista — foram apenas 23 jogos com a camisa da equipe. No ano seguinte, foi emprestado para o Grêmio e para o Athletico-PR, mas também não ganhou muitas oportunidades.
Nesta temporada, fez apenas oito jogos (sete pelo Paulista e um pela Copa do Brasil) com a camisa do São Paulo e é bastante criticado pela torcida.
Rafinha
Contratado pelo Grêmio como um dos grandes reforços para a temporada de 2021, saiu logo depois que a equipe gremista foi rebaixada para a Série B, no final do ano. Chegou ao São Paulo em 2022 e fez 50 jogos pelo clube no ano passado.
Neste ano, porém, sofreu uma lesão grave no começo da temporada. Em lance sozinho, Rafinha rompeu o ligamento do tornozelo e ficou afastado por três meses. No dia 7 de abril, o lateral voltou a ativa pelo São Paulo, mas ainda passa por retorno gradual por conta da gravidade do problema. No último dia 3, o jogador foi titular contra o Tolima no empate em 0 a 0 pela Sul-Americana. Até o momento, fez nove partidas em 2023.
Alisson
Mais um que trocou Porto Alegre por São Paulo após a queda do Grêmio para a Série B do Brasileirão. Chegou a sofrer algumas críticas com as atuações no ano passado, mas tem sido titular com frequência. Dos 21 jogos que a equipe paulista fez na temporada, esteve em campo em 11.
Atualmente, tem jogado praticamente como camisa 10, por trás de Luciano e Calleri. Apesar de não ter ido às redes ainda em 2023, já deu duas assistências.
Luciano
O atacante chegou a São Paulo ainda em 2020, quando trocou o Grêmio pelo time paulista envolvido em uma transferência com Everton Cardoso, que veio jogar em Porto Alegre. Desde então, tem sido titular da equipe.
Em 2023, vem atuando ao lado de Calleri no ataque do time. Nesta temporada, em 20 jogos, já marcou três gols e deu duas assistências.
David
Depois de uma temporada abaixo no Inter, o atacante foi emprestado pelo Colorado para o São Paulo em 2023. Chegou indicado pelo técnico Rogério Ceni, que trabalhou com ele no Fortaleza, mas deixou o clube paulista no mês passado. No entanto, David ainda não conseguiu repeti-las na capital paulista.
Com a camisa do São Paulo, tem 11 jogos e apenas um gol (no Paulistão). A última vez que atuou com a camisa do tricolor paulista foi no dia 15 de abril, na estreia do Brasileirão.