Depois de antecipar sua liberação junto ao Bayer Leverkusen, Charles Aránguiz desembarcará no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (6). Apesar de retornar ao Beira-Rio antes do previsto, o volante chileno não tem previsão de estreia pelo Inter.
— É importante que o torcedor saiba que ele sai de uma recuperação na Alemanha para terminá-la aqui. Qualquer data que o Aránguiz consiga ter sua plena recuperação e ela seja anterior a julho, o Internacional já estaria ganhando com isso. Então, sem uma pressão de que ele tenha que entrar em campo imediatamente, compreendendo que ele tem um processo de recuperação, mas ao mesmo tempo compreendendo que nós tivemos um ganho importante porque nosso pré-contrato previa apenas a chegada em julho e nós vamos ter o Aránguiz aqui, acompanhando no dia a dia, dando todas as condições para que ele se recupere e possa estar presente — comentou o presidente Alessandro Barcellos em entrevista coletiva na terça-feira (4), em Medellín.
O atleta, que completará 34 anos neste mês, tinha assinado um pré-contrato para defender o Colorado a partir de julho. No entanto, foi liberado pelo clube alemão por conta da lesão muscular que o afastou dos gramados desde o dia 15 de outubro do ano passado.
— Charly passou por momentos difíceis nos últimos seis meses devido a sua lesão. Não teria sido possível para ele chegar ao seu nível habitual na fase final da atual temporada. Portanto, atendemos ao seu desejo de retornar à América do Sul dois meses antes do planejado, a fim de se recuperar em seu novo clube — alegou Simon Rolfes, diretor esportivo do Bayer Leverkusen, em depoimento publicado no site do clube.
Aránguiz reapareceu no gramado do CT do Bayer no final de março, mas ainda não havia sido incorporado aos treinamentos com o restante do elenco comandado por Xabi Alonso. Conforme apurou GZH, no Inter, há o entendimento de que ele poderá voltar a atuar em alto nível em dois meses. Até lá, deverá ganhar minutagem entrando no decorrer dos jogos.
O chileno retorna ao Beira-Rio após oito temporadas no futebol alemão. Antes, vestiu a camisa colorada entre 2014 e 2015, sendo bicampeão gaúcho e fazendo farte do plantel que chegou à semifinal da Libertadores de 2015.
— Sempre me senti confortável em Leverkusen ao longo dos anos. Este clube sempre me apoiou mesmo nos momentos difíceis, não vou esquecer disso. Agora quero passar o resto da minha carreira na América do Sul, mais perto da minha família — declarou Aránguiz em publicação feita pelo time alemão.