Há um claro sinal de tensão no vestiário colorado. Não interno. Externo. Um Mano Menezes mais agressivo do que o de costume concedeu entrevista após o empate com o Independiente Medellín em 1 a 1, na estreia da Libertadores. O técnico colorado ficou visivelmente irritado com as perguntas, que considerou "repetitivas", especialmente a respeito da opção de jogar com dois ou três atacantes, especialmente porque Pedro Henrique ficou no banco, e também com as comparações com o desempenho do ano passado.
— Não podemos ficar analisando 2022, precisamos ver jogo a jogo. Nem o que fizemos no Gauchão pode ser levado em conta. A Libertadores é outra competição. O que falo sobre a repetição é que sempre se pergunta pelos três atacantes, hoje jogamos com três atacantes e vamos fazer isso quando for necessário. Estou aqui para passar tranquilidade aos jogadores depois da eliminação (no Gauchão), não podemos fazer terra arrasada. Vamos ter a tranquilidade de sempre e não vamos aceitar essa conversa mole porque aqui não vai colar.
Mano também analisou o jogo. Segundo ele, o empate pode ser comemorado pelo time, especialmente pelas circunstâncias:
— Foi uma boa estreia, é difícil jogar aqui. Iniciamos bem, com a formação escolhida, isso não pode ser contestado nem pelos mal-humorados. Iniciei com Johnny porque não pode ser um castigo ir para a seleção, é uma questão de coerência. Foi um jogo intenso, de qualidade e levamos um empate que poderia ter sido vitória. Precisamos de humildade para reconhecer a importância deste ponto. Empatar fora já estabelece uma condição de que pode fazer mais pontos do que ele quando jogar em casa.
O primeiro tempo foi bastante elogiado tanto pelo técnico quanto pelos jogadores. Luiz Adriano lamentou a chance perdida na etapa inicial, e Alan Patrick completou:
— Foi um grande jogo da nossa equipe, acho que merecíamos os três pontos, principalmente no primeiro tempo. Mas vamos valorizar esse ponto porque Libertadores é difícil e acreditamos até o final. Agora vamos trabalhar para os dois jogos que temos em casa e tentar buscar os seis pontos.
Antes de enfrentar Metropolitanos e Nacional, porém, haverá a estreia na Copa do Brasil, contra o CSA, e no Brasileirão, contra o Fortaleza.