O Inter iniciou 2023 tendo na manutenção do time vice-campeão brasileiro o trunfo para quebrar no Gauchão a seca de seis anos sem título. No entanto, a arrancada colorada no Estadual teve tropeços e apenas uma vitória nas primeiras três rodadas.
O movimento do Inter para chegada de jogadores foi fraco neste começo do ano. Apenas duas contratações foram concretizadas e de jogadores que não chegam com status de titulares, o goleiro John e o volante Baralhas — o lateral Mario Fernandes foi anunciado em dezembro.
A manutenção da base, porém, não garantiu ao Inter um início tranquilo de Gauchão. Na estreia, o Colorado apenas empatou com o Juventude, no Beira-Rio, o suficiente para as primeiras vaias por parte da torcida. Na segunda rodada, o adversário foi o Avenida, vindo da Divisão de Acesso. O resultado foi um outro empate.
A primeira vitória na temporada veio apenas na terceira rodada. Diante do São Luiz, Mano Menezes optou por sacar Alemão e promover a escalação de Pedro Henrique como centroavante improvisado. A medida deu resultado: PH anotou dois gols na goleada de 4 a 0. Wanderson e Rodrigo Moledo completaram o placar.
Depois do bom desempenho, o técnico Mano Menezes deve repetir a escalação do jogo contra o São Luiz para enfrentar o Ypiranga nesta quinta-feira (2), às 16h30min, novamente no Beira-Rio.