O Inter ainda não procurou o meia-atacante Taison para renovar seu contrato. O vínculo atual vai até 30 abril de 2023 e, por enquanto, a extensão não está na lista de prioridades da direção colorada. Como restam seis meses para o encerramento, o atacante já pode assinar com outra equipe.
Taison está de férias em Pelotas, sua cidade natal, e é esperado em Porto Alegre em 14 de dezembro, quando começará a pré-temporada, para debater sobre o futuro. Ele foi um dos maiores investimentos do Colorado no início de 2021 e ocupa um dos primeiros postos da lista de salários mais altos. No entanto, o clube avalia que não há justificativa em campo.
Com a concorrência de Alan Patrick e Mauricio no setor de armação e Wanderson e Pedro Henrique na ponta, Taison perdeu espaço no time de Mano Menezes. Sua temporada foi de altos e baixos em campo, além do polêmico episódio da greve dos jogadores e das perdas pessoais, com as mortes do irmão Leandro Freda e do pai Admir Freda.
Titular diante do Palmeiras, na última rodada do Brasileirão, ele deixou aberta a possibilidade de sair do Colorado antes do término do seu contrato, quando foi entrevistado após a vitória por 3 a 0.
— Vou para a minha casa descansar, não sei se devo permanecer ou não porque tenho um carinho pelo presidente, ele sabe tudo o que fiz para permanecer. Tenho que pensar bastante, tem coisas que não cabem a mim. Eu tenho contrato até abril, tem clubes que já vieram me procurar, mas vou decidir com a minha família — disse em 13 de novembro.
Questionado pela reportagem de GZH sobre o futuro de Taison, Diego Dornelles, representante do atacante, garantiu que ele não foi procurado pelo Inter, porém não respondeu sobre um possível destino após o término do contrato.
Caso o vínculo de Taison com o Inter não seja estendido, ele poderia disputar todo o Gauchão e os primeiros jogos da Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão, previstos para o mês de abril.