É quase um incômodo para o Inter esse confronto com o Ceará pela 15ª rodada do Brasileirão, marcado para 19h deste sábado, no Castelão. Não é segredo para ninguém que o time gaúcho pensa bem mais no Colo-Colo e nos três ou mais gols que precisará fazer, no Beira-Rio, na terça-feira, para seguir adiante na Sul-Americana, do que propriamente no duelo de Fortaleza. Prova disso é a lista de jogadores preservados, que permaneceram treinando em Porto Alegre. Mas para outros profissionais, trata-se de uma oportunidade de mostrar algo diferente a Mano Menezes, em busca de consolidação na equipe.
Haverá novidades já no gol. Pela primeira vez, Keiller será titular em uma partida do Brasileirão com a camisa colorada. Será sua segunda aparição na temporada 2022, o outro jogo ocorreu diante do São Luiz, ainda pelo Gauchão. É uma chance de ouro para mostrar seu valor e colocar uma dúvida nos responsáveis pela definição do goleiro, já que sempre é lembrado quando o Inter leva um gol (mesmo quando não é culpa de Daniel).
Na defesa, Moisés começará como terceiro zagueiro, pelo lado esquerdo. Nada impede que avance para a lateral se o jogo "pedir". Mas recuar para compor um trio defensivo é uma ideia que já havia sido antecipada por Mano Menezes. Além dele, o time terá o retorno de Kaique Rocha e uma dúvida: Moledo ou Mercado. A possibilidade maior é de que os dois joguem. O plano é dar ritmo a ambos, mas não cansá-los a ponto de ficarem inviabilizados para enfrentar o Colo-Colo na terça-feira.
O meio-campo tem disputa aberta até mesmo para o jogo da Copa Sul-Americana. E o duelo no Ceará pode ser uma espécie de "vestibular". De Pena está fazendo tratamento intensivo para estar à disposição de Mano. Se não se recuperar da lesão muscular que o tirou da partida de ida, dará lugar a um dos prováveis titulares de sábado: Johnny, Taison e até Estêvão.
Johnny deve formar a dupla de abertura do setor com Liziero, tendo Heitor e Thauan Lara abertos como alas, com mais liberdade para se juntar ao ataque. À frente deles, Taison e Caio Vidal são os mais cotados para iniciar a partida, Estêvão corre por fora.
A outra novidade é no ataque. De contratação badalada a praticamente arquivado, Wesley Moraes receberá uma chance derradeira de mostrar algo que tenha justificado não só sua contratação pelo Inter, mas sua ida para a Premier League, jogador do Aston Villa que é. Mano Menezes, recentemente, deu um recado claro ao atleta:
— Respeito o dia a dia. E baseado neste dia a dia, escolho quem está entregando o que precisamos em termos de trabalho, comprometimento e motivação. Procuro ser justo porque todos estão me olhando. Quando se comprometem, se entregam e não são escolhidos. O treinador tenta estabelecer sempre essa relação direta com os jogadores.
Wesley tem contrato de empréstimo com o Inter até o final do ano. O clube chegou a estudar uma forma de encerrar antecipadamente o vínculo sem ter prejuízo financeiro. Enquanto não há uma definição sobre seu futuro, ele tem uma chance final para convencer a comissão técnica sobre sua permanência. E até de aparecer entre os relacionados da Copa Sul-Americana.
Porque tem o Ceará neste sábado. Mas é impossível não pensar em terça.