Com sede em Flores da Cunha, o Grupo Argenta, dono da Sim Distribuidora, irá se unir à maior produtora de etanol de milho do Paraguai, a Inpasa, por meio de uma joint venture, com o objetivo de produzir e distribuir o combustível. O pedido já foi aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão que fiscaliza concorrência no Brasil.
O grupo gaúcho ainda não fala do assunto. Porém, na solicitação, citou que a ideia é criar uma terceira empresa. Aliás, há a intenção de fornecer etanol até para o setor de aviação. Ainda na missão gaúcha ao Japão, a coluna noticiou a busca mundial por querosene verde, feita de etanol na estratégia de descarbonização.
Operações semelhantes a esta joint venture foram feitas por Shell e Cosan, que criaram a Raízen em 2011, e Vibra e Copersucar, que têm a Evolua desde 2022. Já a Argenta tinha projeção de faturar R$ 18 bilhões em 2024. O grupo tem 10 empresas e 900 postos de combustíveis.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: cidade de data centers, supermercado estreia no Litoral, 1,5 mil m² de piscinas e mais
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna