O Zenit anunciou, na manhã desta quarta-feira (29), o empréstimo de Yuri Alberto ao Corinthians. O atacante de 21 anos era alvo do Inter, que desejava repatriá-lo para o restante da temporada, mas o atleta fechou com a equipe paulista.
De acordo com o comunicado publicado pelo clube russo, o empréstimo de Yuri é válido por uma temporada — de julho deste ano até junho de 2023. Em contrapartida, o goleiro Ivan e o meio-campista Gustavo Mantuan irão para o Zenit, também por empréstimo.
Na noite de terça-feira (28), Yuri Alberto esteve presente no Itaquerão e viu de perto o empate sem gols entre Corinthians e Boca Juniors, pela partida de ida das oitavas de final da Libertadores. A expectativa é de que o clube paulista anuncie o centroavante ainda nesta quarta.
Conforme o jornal Lance, o contrato prevê um valor fixado para caso o Corinthians opte por comprar Yuri em definitivo após o período de empréstimo. O valor seria de 20 milhões de euros (R$ 110,9 milhões, na cotação atual), cinco milhões de euros a menos do que foi pago pelos russos ao Inter no início deste ano.
Pelo Zenit, Yuri disputou 14 partidas, com seis gols e três assistências. Foi, inclusive, campeão russo com a clube. Seu último jogo foi o empate em 1 a 1 com o Spartak Moscou, em 15 de maio, quando iniciou como titular e foi substituído no segundo tempo.