Yuri Alberto está muito próximo de ser anunciado como reforço do Corinthians. O modelo do negócio deverá ser por empréstimo de um ano, com o Zenit recebendo, também por empréstimo, dois jogadores do clube paulista: o goleiro Ivan e o meia Gustavo Mantuan.
O anúncio deverá ser feito em breve, mas isto não significa que o Inter não tenha tentado contratar Yuri Alberto. Pelo contrário. A direção colorada fez uma proposta oficial para trazer o atleta. E a informação que recebi é que os valores da oferta do Corinthians foram igualados pelo Inter. Tanto na questão salarial como no acordo proposto ao Zenit.
A aproximação foi feita no dia 24 de maio, quando Yuri Alberto esteve no Beira-Rio, durante as férias na Rússia, para ver o jogo contra o 9 de Octubre, pela Copa Sul-Americana. Depois da partida, o presidente Alessandro Barcellos jantou com o atacante.
Naquele momento o Inter oficializou interesse, pois o staff do atleta já tinha informação de que a norma da Fifa, permitindo a suspensão dos contratos dos profissionais que atuam na Rússia e Ucrânia, seria prorrogada até junho de 2023.
Desta maneira, o Inter apresentou uma proposta oficial. Para o Zenit e para Yuri Alberto. Internamente já estava sendo preparada uma reengenharia das contas para conseguir pagar o alto salário do jogador. Com o clube russo, havia o trunfo das parcelas que ainda precisam ser pagas pela venda no início de 2022.
No fim a escolha foi pelo Corinthians. Certamente pela visibilidade da Libertadores e o sonho de ser convocado para a Copa do Mundo. O anúncio do clube paulista deverá ocorrer em breve. Mas o Inter fez a sua parte, tentando trazer Yuri Alberto de volta para o Beira-Rio.