Com dificuldade para contratar centroavantes, o Inter deve reaproveitar no segundo semestre o atacante Thiago Galhardo, que volta de empréstimo do Celta de Vigo-ESP. A ideia ganhou corpo especialmente após o esfriamento das negociações com Yuri Alberto, que está próximo de um acordo com o Corinthians.
Com contrato até dezembro de 2022 com o Inter, Thiago Galhardo atuou na última temporada pelo Celta de Vigo e se apresentará em julho no CT do Parque Gigante. O futuro do atleta ainda não totalmente está definido, mas o técnico Mano Menezes defende que ele seja aproveitado a partir de 18 de julho, quando será reaberta a janela de transferências.
A prioridade colorada era repatriar Yuri Alberto, que está de saída do Zenit-RUS. Porém, apesar dos esforços do clube gaúcho, o atacante está perto de assinar com o Corinthians, que acena com salários superiores a R$ 1 milhão por mês. Desta forma, o nome de Thiago Galhardo ganha força como opção para o ataque.
— Meu contrato aqui (no Celta) acaba dia 30 e até lá eu não posso fechar contrato com ninguém. Eu deixo isso com meus empresários. Sei que dia 1º de julho eu me reapresento no Inter e dia 30 de junho estarei em Porto Alegre, seja para discutir uma rescisão, um novo empréstimo ou a permanência no clube — disse o jogador, em entrevista recente ao portal Transfermkt.
Pesam contra o jogador os problemas extracampo que ele teve no início de 2021, especialmente após discussão que o atacante teve com o então diretor-executivo de futebol Paulo Bracks. Contudo, como o dirigente já não está mais no clube, Mano Menezes acredita que está questão está superada e que será capaz de lidar com o atacante.
À favor de Thiago Galhardo, por sua vez, estão os excelentes números ofensivos que ele apresentou com a camisa colorada sob o comando de Eduardo Coudet, mesmo treinador que o levou para o Celta. Na temporada 2020, o atacante marcou 23 gols e deu 10 assistências em 54 jogos, seu melhor desempenho na carreira.
— Eu digo a todos que a minha carreira é pré-Chacho e pós-Chacho (apelido do técnico argentino). Ele mudou o meu patamar e até consegui chegar na Seleção — completou.
Se a opção do Inter for por aproveitar Galhardo, Mano Menezes deve fazer adaptações no esquema de modo a potencializar as qualidades do atacante, como Coudet fez em 2020.
— O Galhardo teve um bom momento com o Coudet em uma maneira diferente do que a gente joga. Essa maneira influenciou certamente porque até então ele não tinha entregue tanto. É um jogador que você precisa respeitar o que ele construiu aqui. Essa (discussão sobre aproveitá-lo) é uma questão administrativa e do jogador. Ele quer voltar para o Inter? Esse é o primeiro passo. Se ele quiser, o clube define as questões de negócio. O empréstimo termina no meio do ano e ele retorna. A partir disso vamos pensar — declarou o treinador, em entrevista ao programa Sala de Redação, da Rádio Gaúcha, em maio.
A definição do futuro de Thiago Galhardo deve ocorrer nos próximos dias.