Contratado pelo Zenit no início deste ano, o atacante Yuri Alberto deve deixar o clube da Rússia nesta janela de transferências. Pelo menos é o que garantiu o treinador da equipe de São Petersburgo, Sergey Semak, em declarações nesta sexta-feira (24).
— Agora a prioridade do jogador é jogar em outro clube por algum tempo. Respeitamos a decisão de cada jogador. Tudo está sendo negociado. Claro que vai fazer falta. A situação está mudando muito rapidamente. Faz parte do trabalho da comissão técnica fazer algumas mudanças e mudar o jogo com base em quem está no time — declarou o comandante.
Segundo a ESPN, Yuri Alberto acertou com o Corinthians nesta sexta. Ele será emprestado pelo Zenit até junho de 2023 e deve ter um salário de cerca de R$ 1 milhão. O Timão teve de vencer a concorrência do Inter, ex-clube de Yuri.
A saída de Yuri do Zenit é uma consequência da guerra militar entre Rússia e Ucrânia. Nesta semana, a Fifa ampliou a liberação de suspensão de contratos de atletas estrangeiros que atuam nos dois países por mais um ano.
O brasileiro foi anunciado pelo clube russo no fim de janeiro, após ser comprado por 25 milhões de euros (R$ 149 milhões à época) e assinou por cinco anos. Desde então, o atacante fez 16 jogos, marcou seis gols, deu quatro assistências e venceu o campeonato local.