Com a proximidade do final da temporada, o Inter tem cinco atletas que estão em fase final de contrato. Três estão emprestados e não devem retornar ao clube. Porém, há apenas um nome que ainda pode ser aproveitado no Beira-Rio: Thiago Galhardo.
O vice-artilheiro do Brasileirão de 2020 esteve cedido por empréstimo ao Celta de Vigo, da Espanha, para a última temporada europeia. Com apenas dois gols em 34 partidas, o brasileiro não será adquirido pelo clube comandado por Eduardo Coudet. Ele ainda tem seis meses de contrato com o Inter, até o fim do ano.
Com a necessidade de buscar um atacante na próxima janela de transferências, a direção analisa internamente o possível reaproveitamento do antigo camisa 17. Sendo assim, uma eventual renovação poderá ser proposta para ampliação do tempo de contrato.
Em paralelo, os outros quatro jogadores não devem ter situações alteradas: o lateral-esquerdo Natanael, o volante Rodrigo Lindoso e os meia-atacantes Marcos Guilherme e Sarrafiore.
Quem tem saída mais imediata é Natanael. Contratado em 2019, o lateral voltou de empréstimo ao Atlético-GO no começo do ano, mas não foi utilizado. Recentemente, voltou a trabalhar com o elenco principal. O acerto tem duração até o final de junho. Logo, ele está nos últimos dias como atleta do Inter.
Já o trio restante, inclusive, foi repassado a outras equipes para seguirem suas carreiras em virtude da ausência de espaço no Beira-Rio. Todos possuem acordos com o Colorado até dezembro deste ano.
O primeiro nome, que ainda deve retornar a Porto Alegre para o segundo semestre, é Marcos Guilherme. O meia-atacante, que em agosto completará 27 anos, esteve cedido desde o começo de 2021 ao Santos. Os paulistas já sinalizaram que ele não será comprado. Por isso, o retorno somente acontecerá em caso de ausência de novo repasse.
Rodrigo Lindoso e Sarrafiore estão emprestados, respectivamente, a Ceará e Vasco. O volante, que pouco foi aproveitado após o anúncio da renovação até o final de 2022, foi emprestado ao Ceará. Não há ideia de voltar a Porto Alegre. Já o argentino, que rompeu os ligamentos do joelho esquerdo em outubro da temporada passada, segue no Vasco em recuperação. Por questões legais, cariocas, gaúchos e agentes fizeram uma extensão do vínculo até dezembro.