Mais um triste episódio de racismo em uma partida envolvendo Corinthians e Boca Juniors. No duelo de ida das oitavas de final da Libertadores, alguns torcedores da equipe argentina foram flagrados fazendo gestos racistas em direção à torcida corintiana. O jogo terminou empatado em 0 a 0.
Seis torcedores do Boca Juniors foram identificados imitando macacos 15 minutos antes do apito inicial na Arena Corinthians. Quatro "hinchas" argentinos foram identificados por torcedores corintianos e seguranças da Arena. Todos já foram detidos e conduzidos pela Polícia Militar até o Jecrim (Juizado Especial Criminal). O quinto torcedor que foi flagrado fazendo gestos racistas na arquibancada destinada ao torcedores da equipe xeneize ainda não foi identificado.
Na fase de grupos, tanto no duelo na Arena Corinthians como no jogo da Bombonera, foram registrados gestos racistas por parte de torcedores da equipe xeneize. A Conmebol multou o Boca em 30 mil dólares (R$ 144 mil, na cotação atual).
No último dia 9 de maio, a Conmebol aumentou a punição para casos de racismo de 30 para 100 mil dólares (R$ 480 mil, na cotação atual). Porém, como o ocorrido na arena corintiana ocorreu antes da mudança no Código Disciplinar, o caso foi julgado internamente nos moldes antigos.