O argentino Andrés D'Alessandro recebeu, nesta terça-feira (14), a condecoração com a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta homenagem concedida pelo parlamento gaúcho. A distinção, destinada em nome da carreira futebolística e atuação benemerente junto à população gaúcha do ex-capitão do Inter, foi proposta pelo deputado Juvir Costella (MDB), e entregue pelo deputado e pelo presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira (PT). A cerimônia foi realizada no Teatro Dante Barone do Palácio Farroupilha.
Com carreira encerrada em abril deste ano após defender o Inter por 14 temporadas, o argentino, que tem a cidadania brasileira, foi o criador do projeto Lance de Craque, uma ação para entidades carentes do Rio Grande do Sul, e é embaixador para a América Latina do Instituto do Câncer Infantil. O deputado Juvir Costella relatou que acompanhou de perto a carreira do homenageado, apesar de ser torcedor gremista.
— Mas isso não tem a mínima importância, pois D'Alessandro, o homem, o cidadão que adotou o Rio Grande do Sul e Porto Alegre para viver com a família, fez e faz muito pelo nosso Estado, muito além do futebol — explicou.
O presidente da Assembleia Legislativa, Valdeci Oliveira, também expressou admiração pela trajetória do ex-jogador:
— Especialmente porque fora dos gramados continua fazendo muitos gols. Que sua determinação e solidariedade sejam um exemplo a ser seguido por todos, gremistas e colorados.
Ao agradecer a homenagem, D'Alessandro declarou sentir-se com o dever cumprido por divulgar valores sociais e deixar isso como legado para a sociedade gaúcha.
— A medalha do Mérito Farroupilha é, sobretudo, uma distinção a todos que acreditaram em uma ideia para transformar vidas, e a todos que confiaram no propósito de fazer mais pelo próximo, de fazer o máximo por quem não tem o mínimo — afirmou D'Ale.