Paulo Autuori está de volta ao Inter, agora em nova função. Nesta segunda-feira (4), ele foi apresentado pelo presidente colorado, Alessandro Barcellos, e pelo vice de futebol, Emílio Papaléo Zin, como o novo diretor técnico. Esta é a sua segunda passagem pelo clube.
Anunciado no fim da semana passada, a entrevista foi o primeiro tempo de sua passagem pela nova função. Foram 45 minutos respondendo aos questionamentos da imprensa. Com o seu tradicional estilo calmo, tom de voz grave e sorrisos, concedeu respostas mais estruturais sobre a sua visão de futebol do que pontuais sobre o momento vivido pelo Inter.
Em um dos poucos momentos em que falou em nomes, o dirigente comentou sobre o técnico Alexander Medina.
— O Inter tem uma comissão técnica de alto nível. O Medina tem uma coisa extraordinária que é saber ler o contexto sem ferir suas ideias, princípios e valores. Nisso ele é extraordinário — comentou Autuori.
A função de Autuori é relativamente nova no clube. Ter um profissional para exercer o cargo era uma promessa de campanha de Barcellos. No ano passado, Paulo Paixão chegou a exercer a função, embora, oficialmente fosse coordenador de preparação física. Em uma frase, o novo contratado resumiu qual será o seu papel.
— Meu trabalho é facilitar ao máximo a vida do treinador — sentenciou.
Depois, explicou um pouco mais de sua função.
— Procurar fazer com que os dirigentes entendam as ansiedades e as necessidades que todo o treinador tem. E também fazer com que o treinador entenda as necessidades que o clube tem.
Há 23 anos Autuori teve a sua primeira passagem pelo clube. Como o técnico, participou das campanhas que levaram o Inter à semifinal da Copa do Brasil e ao vice-campeonato Gaúcho.