Um ano, três meses e quatro dias. Este foi o tempo entre a última partida de Rodrigo Moledo antes da parada por lesão e o seu retorno, na última quinta-feira (14). Bem verdade que a volta aos gramados não foi da melhor maneira, já que o Inter ficou apenas no empate com o Guaireña-PAR. Mas é um recomeço para o zagueiro que ficou 459 dias sem atuar.
Moledo rompeu o ligamento cruzado posterior do joelho direito em 7/1/2021, na vitória colorada sobre o Ceará pelo Brasileirão 2020. O último jogo? 10/1/2021, na rodada seguinte, quando o time de Abel Braga bateu o Goiás. O fato curioso foi explicado pelo Inter dias depois, em 13 de janeiro: em Fortaleza, o zagueiro relatou dores após choque com o goleiro Marcelo Lomba.
O atleta conseguiu realizar os treinos da semana e participar do jogo contra os goianos. Após a segunda partida, um exame de imagem foi realizado, sendo constatada a lesão. Na época, o prazo estimado de recuperação era seis a oito meses, ou seja, julho a setembro daquele ano.
No dia 14 de janeiro de 2021, Moledo foi às redes sociais:
"Ontem recebi uma das notícias mais tristes da minha carreira, uma lesão que vai me tirar dos gramados por um tempo. Mas nada foi fácil na minha vida, e nunca vou desistir de lutar pelos meus sonhos e objetivos", lamentou.
Na mesma publicação, o zagueiro agradeceu o apoio recebido, prometeu se esforçar para retornar aos gramados o mais rápido possível e disse que ficaria na torcida por seus companheiros e pelo Inter. Ainda no mesmo mês, no dia 18, o jogador passou por cirurgia bem-sucedida.
Em julho, durante a sua recuperação, Moledo adquiriu quatro palmilhas especiais para melhorar o impacto dos movimentos no próprio corpo. Conforme apurado por GZH, elas foram desenhadas por computador especialmente para o jogador.
Dois meses depois, em 22 de setembro, o atleta esteve no gramado para uma atividade com bola. A assessoria colorada comunicou que Moledo estava realizando trabalho preventivo na fisioterapia, além de atividades de força na academia e físicas no campo. Na ocasião, ele ainda não estava participando dos treinamentos com o elenco.
Em outubro, já após o prazo estipulado para seu retorno, GZH apurou que a meta não pôde ser cumprida porque Moledo ainda sentia dores no joelho operado após a realização de algumas atividades. Em 2022, o zagueiro voltou a treinar com os seus companheiros e, já em março foi relacionado pela primeira vez desde a lesão.
O atleta esteve no banco de reservas no empate com o Guarany, pelo Gauchão, no dia 12. O retorno aos gramados aconteceu mais de um mês depois, quando entrou aos 40 minutos da segunda etapa no empate com o Guaireña-PAR, na noite de quinta-feira (14).
Com a partida pela Sul-Americana, o jogador chegou a 201 jogos pelo Inter, com 13 gols marcados. Agora, ele terá que disputar vaga com Bruno Méndez, Kaique Rocha, Vitão e Mercado. Seu contrato vai até o final de 2022.