Enquanto o Inter se prepara dentro de campo para o Gre-Nal 436, a direção se articula nos bastidores para contratar um novo executivo para o departamento de futebol. Alexandre Mattos, ex-Palmeiras, atualmente CEO do Athletico-PR, é o favorito da vez para a função. Em paralelo, os dirigentes analisam outras alternativas para o cargo.
Nos debates internos, a ideia do Conselho de Gestão é tentar agregar um profissional com experiência para o lugar de Paulo Bracks, demitido após a eliminação na Copa do Brasil para o Globo-RN, há duas semanas. A “falta de bagagem” era uma crítica recorrente ao antigo responsável pelas ações no futebol desde o começo do mandato de Alessandro Barcellos.
Por isso, o mineiro Alexandre Mattos, que iniciou como diretor de futebol em 2005, no América-MG, leva vantagem no patamar atual. Apesar da notoriedade no projeto do Palmeiras, clube que trabalhou entre 2015 e 2019, há o entendimento de que ele consiga trabalhar com recursos mais escassos, situação colorada de momento.
O executivo, que já passou por Cruzeiro, em duas ocasiões, e Atlético-MG, em 2020, desde o final de janeiro ocupa o cargo de CEO do Athletico-PR. No começo de fevereiro, os diretores Paulo Autuori e Ricardo Gomes pediram desligamento do clube, segundo a imprensa do Paraná, pelo desconforto com a chegada do profissional.
O presidente do Athletico-PR rechaça a possibilidade de liberação de Alexandre Mattos. Segundo apurou GZH, até o momento, pela questão ética de relacionamento entre os clubes, o contato diretamente com o profissional não foi realizado. Porém, há o interesse na análise do projeto colorado.
Em paralelo, o Inter entende ser necessário observar o mercado. João Paulo Sampaio, responsável pela base do Palmeiras desde 2015, chegou a ser procurado, mas os paulistas não o liberaram. Newton Drummond, que soma três passagens pelo Beira-Rio, teve o nome sugerido, mas pela ligação com movimentos políticos de oposição, acabou sendo descartado.
A espera deve demorar mais alguns dias. A direção colorada acredita que é necessário focar nos clássicos Gre-Nais pela semifinal do Estadual para depois apresentar o novo executivo. Por isso, a situação deve ter novidades somente na próxima semana.