O Inter segue o planejamento visando aos desafios que terá neste ano de 2022. A pré-temporada terá início no dia 11 de janeiro. A primeira competição do ano será o Gauchão, com rodada inicial marcada para o fim de semana dos dias 22 e 23. Vale destacar, contudo, que o Colorado utilizará uma equipe alternativa, formada prioritariamente por jovens, nas primeiras partidas do Estadual
Até o momento, a direção colorada ainda não confirmou a chegada de nenhum reforço. A principal novidade é o acerto com o técnico Alexander Medina, que estava no Talleres, da Argentina. A partir das conversas com o treinador uruguaio, o Inter vai atrás de um lateral-direito, de um volante, de dois extremas e de um centroavante. Wesley Moraes, do Aston Villa-ING, e Nikão, de saída do Athletico-PR, são os mais próximos de serem anunciados.
No sentido contrário, o goleiro Marcelo Lomba deixou o Colorado. Saravia, Lucas Ribeiro e Vinícius Mello também não permanecem no clube gaúcho. Desses, apenas o argentino era titular. Moisés e Rodrigo Lindoso ainda negociam a renovação de contrato, enquanto Edenilson desperta interesse do Atlético-MG.
Com a pouca movimentação no mercado, pelo menos até o momento, fica difícil projetar a equipe. Levando em conta o time-base de 2021, substituindo os que foram embora pelos reservas imediatos, teríamos: Daniel; Heitor, Bruno Méndez, Cuesta e Paulo Victor; Dourado e Johnny; Edenilson, Taison e Patrick, Yuri Alberto. Essa formação tende a mudar bastante, especialmente nas laterais, pela questão da experiência, e nos volantes e extremas, por conta do modelo de jogo proposto por Medina.
Como foi em 2021
O Inter estreou na temporada de 2021 no Gauchão, em 1º de março, com uma vitória sobre o Juventude por 1 a 0. No entanto, o Colorado foi representado por uma equipe de jovens nas primeiras rodadas do Estadual.
Os titulares, já sob a gestão de Miguel Ángel Ramírez, apareceram em 14 de março, na goleada de 4 a 2 diante do Ypiranga. Na ocasião, o Inter foi a campo com: Danilo Fernandes; Rodinei, Zé Gabriel, Cuesta e Moíses; Edenilson, Nonato e Praxedes; Marcos Guilherme, Yuri Alberto e Peglow.