O Inter iniciou a temporada 2022 com o objetivo de quebrar o jejum de títulos que perdura desde 2016, quando a equipe dirigida por Argel Fucks ganhou o Gauchão. Para que isso ocorra, a direção faz movimentações no mercado com o objetivo de aparelhar o grupo de jogadores, que será comandado pelo uruguaio Alexander Medina.
Se o 2021 dos colorados teve como grande conquista o rebaixamento do Grêmio para a Série B, o ano que está começando será de uma responsabilidade maior. Do time que terminou o último Brasileirão na 12ª posição, seis jogadores já deixaram o Beira-Rio.
São eles os goleiros Marcelo Lomba (Palmeiras) e Vitor Hugo (emprestado ao Figueirense); o lateral-direito Renzo Saravia (voltou ao Porto) e o zagueiro Lucas Ribeiro (Hoffenheim), ambos com final de empréstimos; o meio-campista Patrick (negociado com o São Paulo) e o atacante Juan Cuesta (direito de compra não exercido). Além disso, o volante Zé Gabriel negocia sua saída.
Os novos contratados foram o volante Liziero, o atacante Wesley Moraes e o meia D'Alessandro, que regressa depois de atuar no Nacional-URU. O atacante David, do Fortaleza, pode ser o próximo a desembarcar em Porto Alegre.
Dos jogadores que estavam emprestados e voltaram para o Colorado, o zagueiro Pedro Henrique (emprestado ao La Serena-CHI), os meias Richard (CRB) e Ramon (Atlético-GO) e o atacante Guilherme Pato (Neftçi-Azerbaijão) rescindiram contrato com o clube. O goleiro Keiller será reaproveitado, enquanto o lateral Natanael, que não irá permanecer, ainda não teve seu futuro definido.
O período de preparação para a temporada, que terá Gauchão, Copa do Brasil, Brasileirão e Copa Sul-Americana, foi iniciado na última terça-feira. A pré-temporada tem grande atenção do técnico Cacique Medina, que terá um período maior do que o espanhol Miguel Ángel Ramírez. O calendário de 2021 do futebol brasileiro começou direto com uma sequência de jogos, já que no ano passado não permitiu a realização de uma etapa de treinamentos significativa em função da pandemia de covid-19.
Ramírez estreou em 14 de março, vitória sobre o Ypiranga por 4 a 2, na quarta rodada do Gauchão. Estava em campo uma equipe sub-23, que atuou nas três primeiras partidas. O espanhol saiu em junho, após ser eliminado pelo Vitória na Copa do Brasil, e acabou substituído pelo uruguaio Diego Aguirre, que teve seu contrato rescindido em dezembro passado.
Além das mudanças de treinadores ao longo de 2021, o Inter também viu alguns jogadores deixaram o clube, vendidos ou emprestados: o goleiro Danilo Fernandes (Bahia), os laterais-direitos Rodinei (Flamengo) e Lucas Mazetti (Vila Nova-GO), o lateral-esquerdo Léo Borges (Porto), o meia Praxedes (Bragantino), o volante Nonato (Fluminense) e os atacantes Paolo Guerrero (sem clube), João Peglow (Porto), Thiago Galhardo (Celta) e Marcos Guilherme (Santos). Destes, apenas Mazzetti voltou para este novo ciclo.
Com a sobreposição de datas, a temporada passada começou com apenas um reforço, o chileno Carlos Palacios. Os demais foram sendo agregados já durante as competições: Taison, Paulo Victor, Gabriel Mercado, Bruno Méndez, Gustavo Maia e Kaíque Rocha.
Confira os jogadores que começaram a temporada 2021 e não permaneceram no clube:
Goleiros: Danilo Fernandes, Marcelo Lomba e Vítor Hugo
Laterais: Rodinei, Renzo Saravia, Léo Borges e Lucas Mazetti
Zagueiros: Lucas Ribeiro e Pedro Henrique
Meio-campistas: Zé Gabriel, Praxedes, Nonato e Patrick
Atacantes: Paolo Guerrero, Thiago Galhardo, Marcos Guilherme, João Peglow e Guilherme Pato
Estes começaram em 2021 e estão agora de novo
Goleiros: Daniel e Emerson Junior,
Zagueiros: Rodrigo Moledo, Tiago Barbosa e Victor Cuesta
Laterais: Heitor, Lucas Mazetti e Moisés
Meio-campistas: Boschilia, Edenilson, Johnny, Lucas Ramos, Mauricio, Rodrigo Dourado e Rodrigo Lindoso
Atacantes: Caio Vidal, Palacios e Yuri Alberto