Taison está de volta ao Inter. Criado nas categorias de base do clube, o atleta de 33 anos assinou a sua rescisão de contrato nesta quinta (15) com o Shakhtar Donetsk e virou um jogador livre no mercado para acertar o seu retorno a Porto Alegre. O clube ucraniano anunciou a saída do jogador nesta sexta, o que abriu caminho para que a direção colorada fechasse a contratação.
Natural de Pelotas, o jogador sempre deixou claro o desejo de voltar a vestir a camiseta do time de coração. Taison foi promovido ao time principal colorado em 2008 e, com a camisa vermelha, conquistou o bicampeonato do Gauchão (2008 e 2009), a Copa Sul-Americana (2008), a Copa Suruga (2009) e a Libertadores (2010).
Taison chega sem custos de transferência ao Beira-Rio e irá assinar contrato até 2023. O jogador deve vestir a camisa 10, que antes era de seu amigo D'Alessandro.
O atleta tem chegada prevista em Porto Alegre para a semana que vem, e o Inter já corre contra o tempo para inscrever o jogador na Libertadores. Taison já está em contato com o técnico Miguel Ángel Ramírez há alguns dias para facilitar a adaptação tática.
Agora meia, o jogador retorna ao Beira-Rio depois de 11 anos. O Inter vendeu o atleta em 2010 por R$ 14 milhões ao Metalist. Taison ficou dois anos no time de Kharkiv até se transferir em 2013 para a equipe de Donetsk.
No principal time da Ucrânia, Taison ficou oito temporadas e tornou-se o principal jogador da equipe. Virou artilheiro, capitão e ajudou a conquistar seis títulos nacionais, cinco Copas da Ucrânia e mais quatro Supercopas.
O pelotense foi afastado do Shakhtar depois de discutir com o técnico português Luís Castro. Desde então, ele treinava com o time sub-21. O empresário do atleta revelou recentemente que o jogador e o Inter tinham um pré-contrato para que ele atuasse em Porto Alegre no segundo semestre. Com a decisão do clube ucraniano de rescindir com ele, os trâmites para o retorno foram acelerados.
Taison é esperado em Porto Alegre na semana que vem e ainda não deve estar à disposição contra o Always Ready. Entretanto, o atleta chega com ritmo de jogo para ser utilizado a partir das próximas partidas.