Os dirigentes do Inter garantiram que negociações por jogadores independem de um acerto com o técnico para 2022, mas até o momento não houve movimentos concretos. Por enquanto, continuam os rumores de sondagens por profissionais colorados e possíveis "permutas" (para usar a palavra do famigerado áudio vazado de Paulo Paixão) entre atletas. São Paulo, Atlético-MG e Fluminense sinalizaram interesse em titulares colorados.
O zagueiro Cuesta e os meias Edenilson e Patrick foram procurados. O argentino é quem tem a saída mais improvável. A renovação de contrato assinada há uma semana deu segurança ao Inter de ter um defensor titular por pelo menos mais duas temporadas. Assim, um possível assédio a ele pode ser rechaçado ou negociado com tranquilidade.
Edenilson é um caso diferente. Principal jogador da equipe em 2021, o camisa 8 valorizou-se mesmo com a má campanha colorada. A convocação para a Seleção foi o prêmio por suas atuações. E também um chamariz. Mas o negócio não é impossível: o interessado é o Atlético-MG, um clube reconhecidamente rico e com capacidade de investimento. A negociação existe, tanto que colegas dele pediram para que ficasse em Porto Alegre.
Patrick vive outra situação. O meia, que teve uma grande temporada em 2020, terminou a de 2021 em baixa. Vaiado antes mesmo de começar o jogo nas últimas partidas, parece ter chegado a um limite no Inter. Nas redes sociais, escreveu recentemente "Permuta é o c...", ao se referir ao áudio.
Houve também especulações a respeito de Yuri Alberto. O centroavante, porém, não entra nessa situação de possível troca. Isso porque seu mercado é o do Exterior. Trata-se da principal joia colorada e dificilmente haverá negociação por valores inferiores a 25 milhões de euros.
— Posso dizer, de forma sintética, que pelo Yuri Alberto não há proposta na mesa. Nós já tivemos no passado, de um clube que vocês conhecem (Zenit). Não há proposta pelo Edenilson. Em relação ao Patrick, nada concreto. Mas repito que tudo que pudermos fazer para um bom negócio para as finanças ou a qualificação do grupo de jogadores, nós faremos. Por enquanto, esses três jogadores são do Inter — disse o vice de futebol do Inter, Emilio Papaleo Zin.
Patrick
Em baixa com boa parte da torcida, Patrick é um dos jogadores que apareceram ligados a mais de um clube. O São Paulo foi o primeiro a demonstrar interesse. Na sequência, veio Abel Braga, do Fluminense, mencionando a possibilidade de contratá-lo. Em uma live nesta segunda-feira, porém, o presidente do clube carioca rechaçou essa possibilidade. No paulista, a possível moeda de troca foi Pablo, centroavante que brilhou no Athletico-PR mas não teve boa sequência no Morumbi.
— Patrick precisa sair do Inter. Mas não precisa que, para isso, seja Pablo a vir. Acho que ele teve tempo para se recuperar no São Paulo e não conseguiu. Não joga nada desde os tempos de Athletico-PR. Eu buscaria uma outra opção por lá. Um atacante de beirada, que o Inter precisa muito mais do que um centroavante mais fixo. Pode até não ter o nome do Pablo neste momento, mas para ceder Patrick, e isto precisa ocorrer, o Inter precisa ganhar algo satisfatório em troca, e não será com o Pablo — opina Gustavo Manhago, narrador da Rádio Gaúcha.
Para Adroaldo Guerra Filho, comentarista do Grupo RBS, a troca pode ser boa para o Inter:
— Pablo virou reserva, perdeu espaço, mas está longe de ser descartado. Com a provável saída de Yuri Alberto, agora ou no meio do ano, é bom os dirigentes estarem atentos para buscar um goleador, algo difícil no atual mercado brasileiro.
Cuesta
De contrato renovado até o final de 2023, Víctor Cuesta não tem sequência garantida. A extensão do vínculo, na verdade, deu mais tempo aos dirigentes para definir o futuro do argentino.
Ele também teve o nome vinculado ao São Paulo. Mas desde a informação sobre o novo acordo, a negociação esfriou. Além de Pablo, o lateral-esquerdo Reinaldo também foi ventilado. O jogador, que chegou a ser destaque da equipe, oscilou bastante em 2021, ficou na reserva em 25% das partidas para as quais foi relacionado. Ainda assim, marcou quatro gols e deu 11 assistências.
Reinaldo foi incluído em uma lista de 14 atletas cotados para virar moeda de troca em negociações futuras.
Edenilson
O volante convocado por Tite à Seleção agrada ao Atlético-MG. O grande campeão do Brasil enxerga no camisa 8 colorado uma peça fundamental para a temporada 2022 e pode apresentar uma proposta nos próximos dias.
— Não começamos essa questão de ir ao mercado de forma mais forte. Não preciso dizer que admiro ele, dentro e fora de campo. Pela questão ética, qualquer interesse que tivermos, procuraremos o Inter. É natural que se busque informações sobre alguns jogadores, mas não tem nenhuma negociação sobre ele — desconversou o executivo do Atlético-MG, Rodrigo Caetano.
A multa para sair do Inter antes do final do contrato sem que haja negociação é superior a R$ 40 milhões, um valor alto mesmo para um clube milionário. Por isso, a possibilidade de envolver jogador além de dinheiro ainda está em pauta.
Por se tratar de um titular incontestável e principal jogador do Inter, a moeda teria de ser de nível semelhante. Até o momento, o único nome mencionado, ainda que vagamente, foi o de Savarino. O atacante da seleção venezuelana não vinha sendo titular com Cuca e apareceu como possibilidade. Apesar de ser uma posição que o Inter está carente, necessitaria de uma compensação financeira para levar Edenilson.