Gabriel Mercado será a principal novidade do Inter na delegação que viaja para enfrentar o Flamengo no Rio de Janeiro, no próximo domingo (8), às 18h15min, no Maracanã. O reforço colorado teve seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e tem condições legais para fazer estrear. A titularidade, porém, ainda é dúvida, pois o atleta não tem ritmo de jogo e, portanto, deve começar no banco de reservas.
O argentino que já atuou por Racing, Estudiantes, River Plate, Sevilla, Al Rayyan e pela seleção da Argentina. Nos times que passou, sempre estreou como titular. Na carreira, ainda, tem primeiras partidas históricas, como um jogo onde Diego Armando Maradona era seu treinador. Destaque também para o confronto que terminou com vitória histórica do Sevilla sobre o Espanyol por 6 a 4.
Para contar estas histórias, GZH destacou todos os "debuts", como dizem os hermanos, de Gabriel Mercado como jogador profissional.
Relembre as estreias de Gabriel Mercado:
21/02/2007 - Racing 0 x 3 San Lorenzo
Então com 20 anos, o garoto Gabriel Mercado fez a sua estreia jogando pelo Torneio Clausura de 2007. À época, foi ganhando espaço e atuou em sete dos 19 jogos naquela temporada.
10/02/2010 - Argentina 2 x 1 Jamaica
O jogador foi convocado pela primeira vez para a seleção principal da Argentina em 2010. O técnico? Diego Armando Maradona. "El Pibe" comandava a seleção que disputaria a Copa da África do Sul — Mercado não esteve entre os convocados — e se encaminhava para o fim da preparação. Com uma equipe formada por jogadores "locais", os argentinos venceram a Jamaica de virada por 2 a 1. Mercado atuou por 58 minutos, levando um cartão amarelo.
07/08/2010 - Newell's Old Boys 0 x 1 Estudiantes
Gabriel Mercado foi um dos pedidos do, então técnico, Alejandro Sabella, que sofria com o desmanche da equipe após a conquista da Taça Libertadores da América em 2009. Ele estreou em uma partida fora de casa, atuando na lateral-direita, e foi substituído apenas nos acréscimos.
05/08/2012 - River Plate 1 x 2 Belgrano
O River Plate estava retornando da segunda divisão quando contratou Gabriel Mercado, junto ao Estudiantes. A estreia do jogador foi na primeira rodada da Superliga, com derrota. O Belgrano surpreendeu o River e abriu um 2 a 0. No final da partida, Lanzini descontou. Mas isso não abalou o "debut" do jogador, que depois tornou-se multicampeão sob o comando de Marcelo Gallardo.
20/08/2016 - Sevilla 6 x 4 Espanyol
Não, você não leu errado. Parece um placar de jogo de tênis, mas foi a primeira rodada da La Liga, para o Sevilla, na temporada 2016/2017. Mercado foi uma das contratações pedidas por Jorge Sampaoli, assim como Paulo Henrique Ganso. Jogando em um esquema com três zagueiros, ele atuou pelo lado esquerdo durante os 90 minutos e recebeu um cartão amarelo.
30/08/2019 - Al Rayyan 0 x 0 Al Gharrafa
O jogo do próximo domingo, no Maracanã, não será a primeira estreia de Gabriel Mercado sob o comando de Diego Aguirre. Contratado pelo Al Rayyan, em 2019, ele fez o seu primeiro jogo em um empate em 0 a 0 com o Al Gharrafa.