Elogiado pela performance das suas equipes, Roger Machado reencontra o Inter agora treinando o Fluminense, no Beira-Rio. O ídolo gremista possui inúmeros confrontos em clássicos Gre-Nais contra o Colorado, e um número considerável como técnico: oito duelos. A vantagem ainda é vermelha, com mais vitórias.
Técnico profissional desde 2014, Roger já trabalhou por Juventude, Novo Hamburgo, Grêmio, Atlético-MG, Palmeiras, Bahia e, desde o começo do ano, está no Tricolor do Rio de Janeiro. Até o momento, apenas no clube da serra gaúcha e de Belo Horizonte não teve o Inter como adversário.
O primeiro confronto do histórico, como comandante de comissão técnica, foi justamente pela equipe do Vale dos Sinos, no Beira-Rio, contra o Colorado de Diego Aguirre. Na ocasião, em 2015, ele acabou derrotado por 1 a 0 com gol marcado pelo meia Alex, em cobrança de pênalti.
Meses depois, após a queda de Felipão no Grêmio, o treinador assumiu o Tricolor e conseguiu uma vitória expressiva: 5 a 0 em agosto do mesmo ano. O duelo marcou o primeiro embate após a polêmica demissão de Diego Aguirre. No encontro da volta, no returno, já com Argel Fucks, vitória vermelha por 1 a 0, gol de Vitinho.
Mais dois Gre-Nais foram comandados por Roger no Grêmio, mas já pela temporada de 2016: empate sem gols na Arena, em partida válida pelo Estadual e Primeira Liga ao mesmo tempo, e vitória, fora de casa, por 1 a 0, com gol de Douglas.
Após a saída do maior rival, Roger se estabeleceu em Minas. Como o Inter esteve na segunda divisão em 2017, não houve enfrentamento. Apenas em 2018, já pelo Palmeiras, Roger teve novo êxito: 1 a 0 pela segunda rodada do Brasileirão.
Nas duas últimas vezes que o Inter esteve no caminho das equipes orientadas por Roger Machado, em ambas, o Colorado levou a melhor. Em 2019, quando esteve à serviço do Bahia, ele perdeu no Beira-Rio, por 3 a 1, e, na Fonte Nova, por 3 a 2. No primeiro jogo, Odair Hellmann era o responsável pelo Inter, enquanto Zé Ricardo era o comandante no returno.
Curiosamente, durante esse período, em duas oportunidades, apesar da ligação com o Grêmio, o profissional esteve cotado para trabalhar no Inter: a primeira em 2018 e a segunda em 2019. Em nenhuma ocasião, a tentativa foi concretizada.
Logo, em oito duelos, o Inter tem quatro vitórias, um empate e três derrotas contra equipes de Roger Machado. Foram oito gols assinalados e 10 sofridos. O aproveitamento é de 54,1%.