O mês de maio será de muitos jogos e poucos treinos para o Inter. Miguel Ángel Ramírez enfrentará pela primeira vez as dificuldades de ter jogos duas vezes por semana — por três competições diferentes. Até o momento, na temporada de 2021, o Colorado disputou 13 jogos — foram oito vitórias, dois empates e três derrotas.
Desde o começo do calendário de competições desta temporada, em março, o Inter manteve uma média de atuar uma vez a cada quatro dias — considerando o início com o time sub-20, comandado por Fábio Matias, enquanto os atletas do elenco principal estavam em recesso após a finalização do Campeonato Brasileiro.
A partir do próximo domingo (2), quando enfrenta o Juventude pela semifinal do Campeonato Gaúcho, a equipe colorada viverá uma espécie de maratona. Serão no mínimo sete jogos em um mês por Estadual, Libertadores e estreia no Campeonato Brasileiro. Caso consiga a classificação à decisão do Gauchão, os compromissos aumentam para nove.
Estratégia para suportar a sequência
Ramírez tem adotado o revezamento de atletas. Durante o mês de maio, no entanto, haverá pouca margem para preservações. São jogos que valem classificação para a decisão do Estadual e duelos pela fase de grupos da Libertadores. Logisticamente, o Inter terá complicações caso avance para a decisão do Gauchão.
Contra Grêmio ou Caxias, o Inter não teria problemas de deslocamento em uma eventual final de Gauchão. Entretanto, perto da decisão, os colorados terão duas viagens internacionais: a primeira será para o duelo contra o Deportivo Táchira, na Venezuela, dias antes do primeiro jogo da final. Logo em seguida, haverá a viagem até o Paraguai, onde os comandados de Ramírez podem estar em meio à disputa da classificação e da liderança do Grupo B, contra o Olimpia.
Compromissos do Inter até a estreia no Brasileirão
- 2/5 - 16h – Juventude x Inter - Montanha dos Vinhedos– Gauchão
- 5/5 – 21h – Inter x Olimpia – Beira-Rio – Libertadores
- 8/5 – 19h – Inter x Juventude – Beira-Rio – Gauchão
- 11/5 – 19h15min – Deportivo Táchira-VEN x Inter – San Cristóbal – Libertadores
- 16/5 – A definir – Final do Gauchão (caso se classifique)
- 20/5 – Olimpia x Inter – Assunção – Libertadores
- 23/5 – A definir – Final do Gauchão (caso se classifique)
- 26/5 – 19h – Inter x Always Ready-BOL – Beira-Rio – Libertadores
- 29, 30 ou 31/5 – Inter x Sport – Beira-Rio – Brasileirão