O Inter já está autorizado pela Conmebol a inscrever de forma provisória o atacante Taison na fase de grupos da Libertadores. Contudo, a direção colorada ainda tem 19 dias para regularizar a situação do jogador na CBF. Este é o pré-requisito para o atacante ficar à disposição de Miguel Ángel Ramírez ainda na fase classificatória.
Como Taison já assinou um pré-contrato com o Inter e inclusive já rescindiu com o Shakhtar Donetsk-UCR, o Colorado pode fazer uma inscrição provisória do jogador, ainda que ele não tenha hoje condições legais de atuar. Desta forma, o reforço estará na lista de inscritos que será enviada neste sábado (17) à Conmebol.
Porém, o regulamento da competição estipula que, para a inscrição se tornar efetiva, o clube precisa registrar o jogador na CBF até a terceira rodada da fase de grupos, que será no dia 5 de maio, contra o Olimpia-PAR. Se isso não ocorrer, o atleta só poderá jogar a partir das oitavas de final.
A tendência, contudo, é de que a regularização de Taison ocorra em tempo hábil sem maiores problemas.
Na próxima semana, o jogador desembarcará em Porto Alegre e assinará contrato até abril de 2023. Depois, o próximo passo será a Federação Ucraniana enviar à CBF o Certificado Internacional de Transferências (ITC, na sigla em inglês). Quando tudo isso ocorrer, Taison já poderá ter o nome divulgado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF, ficando apto para jogar por todas as competições, incluindo a Copa Libertadores.
Se não houver imprevistos, a direção colorada espera regularizar o atacante até o final de abril, cerca de uma semana antes do prazo. Contudo, por se tratar de uma transferência internacional, o processo requer atenção. Por isso, o departamento jurídico já está mobilizado para evitar que a reestreia do ídolo seja frustrada por questões burocráticas.
Mas a primeira (e mais difícil) etapa já foi concluída. Taison é do Inter.