Um dia após liberar o atacante Taison para o Inter, o Shakhtar dará início a ousado plano para conquistar o mercado brasileiro. O pontapé inicial será o clássico contra o Dinamo de Kiev, neste sábado (17), pelo Campeonato Ucraniano. A partida será transmitida em português no site do clube, com foco na audiência do Brasil.
— Um terço do plantel do Shakhtar é formado por jogadores brasileiros. O mercado brasileiro é muito importante para nós, e consideramos importante que as pessoas no Brasil conheçam cada vez mais o Shakhtar. O jogo contra o Dinamo será muito importante para o campeonato, e decidimos aproveitá-lo para realizar essa experiência e entendermos a resposta que vamos ter do mercado brasileiro — declarou à GZH o diretor de marketing do Shakhtar, Alexander Mamalyha.
Desde 2002, com a contratação do centroavante Brandão, ex-Grêmio, o Shakhtar já contratou dezenas de atletas brasileiros, sendo que vários se tornaram ídolos do clube, como Fernandinho, Douglas Costa, Willian, Fred, Alex Teixeira, Luiz Adriano e, mais recentemente, Taison. Neste período, o clube conquistou nada menos do que 12 vezes o Campeonato Ucraniano, além da Copa da Uefa de 2008/09.
Se a transmissão do clássico tiver boa audiência, o Shakhtar dará início a novas ações para, no longo prazo, fidelizar cada vez mais os torcedores brasileiros, que já consomem tradicionalmente produtos de clubes europeus, como Barcelona, Real Madrid, Milan, Liverpool, entre outros clubes.
— A transmissão do jogo contra o Dinamo será um primeiro passo. Depois vamos ver os números e analisar as nossas próximas ações. Nós não temos como concorrer com Barcelona e com outros clubes de grandes orçamentos, mas esperamos sim engajar novos torcedores no futebol brasileiro. Mas não é a transmissão de um jogo em si que vai engajar tantas pessoas. É algo que vamos analisar no longo prazo como uma possibilidade — completa Mamalyha
O jogo escolhido pelo Shakhtar para fidelizar os brasileiros não é qualquer um. Além de um clássico, o jogo será decisivo para o título do Campeonato Ucraniano. O time de Donetsk precisa de uma vitória para seguir com chances de alcançar o Dinamo, que hoje lidera a competição com sete pontos de vantagem sobre os rivais.
— É a maior rivalidade do leste europeu. Além disso, o técnico do Dinamo, o romeno Mircea Lucescu, foi técnico do Shakhtar por mais de dez anos e hoje está no nosso principal rival. E ainda é uma partida decisiva para o campeonato. Se vencermos, ainda teremos chances de sermos campeões. Será um jogo muito importante — finaliza o dirigente do Shakhtar.
Shakhtar e Dinamo enfrentam-se neste sábado (17), às 13h30min (horário de Brasília) em Kiev. A transmissão em português estará disponível no site oficial do Shakhtar e funcionará no sistema pay-per-view, ao custo de US$ 3 (R$ 16,75).