O primeiro treino de Miguel Ángel Ramírez à frente do Inter ocorreu nesta terça-feira (9), mas, na verdade, foi mais uma apresentação e uma rodada de testes do que propriamente um trabalho projetando equipe ou indicando as preferência de jogo do novo treinador. Os atletas do grupo principal se reapresentaram pela manhã no CT Parque Gigante e passaram por uma bateria de exames, além de testes físicos e fisiológicos.
Sob o comando de Cristóbal Fuentes, preparador físico que chegou ao clube junto com Ramírez, foram feitas avaliações individualizadas dos atletas, para que a nova comissão técnica saiba o nível de exigência das primeiras atividades e quando poderá mandar os jogadores a campo.
— O objetivo principal da avaliação foi conhecer como chega cada jogador, para tomar decisões sobre os primeiros treinamentos, sobre as partidas e para saber como foi o descanso dos jogadores. Foi um período breve de descanso, então o grau desse treinamento é baixo. A partir disso, dessa avaliação a longo prazo, é tentar otimizar e tomar decisões, vendo possíveis desequilíbrios, otimizando rendimentos e prevenindo futuras lesões — explicou Fuentes em vídeo publicado nas redes sociais do clube.
À tarde, os atletas do grupo principal foram a campo, conversaram com o novo comandante e fizeram um treino técnico, com troca de passes e movimentação. Nestas primeiras atividades, a ideia é soltar os jogadores aos poucos para evitar possíveis desfalques logo no início da temporada 2021.
— O plano geral será introdutório. Pouco a pouco vamos incrementando a carga de treinamentos, pensando também que em breve período temos competições, o que é normal. Temos muito pouco tempo, não é uma pré-temporada normal para poder fazer um planejamento a média prazo. É curto prazo, porque será uma temporada muito especial e temos de nos adaptar — reforçou o preparador físico.