A vitória contra o Caxias, na última noite (24), serviu para o Inter seguir com a sua adaptação ao sistema de jogo que Miguel Ángel Ramírez deseja implementar na equipe. O time, pela primeira vez, pode ter Thiago Galhardo como centroavante e Yuri Alberto, artilheiro colorado no torneio com dois gols, aberto pela ponta esquerda.
— Tenho quatro centroavantes e qualquer um pode ser titular. Não é um problema bom, mas é um problema ruim, pois é só um que joga — brincou o treinador.
Especificamente sobre o camisa 11, o novo comandante da área técnica do Beira-Rio diz que ele pode tanto atuar mais adiantado como pelas extremas. O técnico não descarta escalar dois atacantes mais fixos, mas o posicionamento ideal de Yuri tende a ser o qual trouxe mais destaque a ele até o momento: como centroavante.
Apesar do conceito, o jovem atuou por cerca de 30 minutos diante do Caxias. Segundo o ex-jogador colorado, Michel, campeão da Libertadores e Mundial em 2006, Yuri demonstra características que podem agregar ao time:
— Pelas características dele, vai se encaixar bem. Só uma questão de ajustes pra ele não ficar muito fora da área nas jogadas do lado ao contrário dele. Tem de chegar na área para finalizar, pois ele sabe fazer gol — disse Michel.
Já para o colunista e representante colorado no "Sala de Redação", da Rádio Gaúcha, Luciano Potter, a atuação não deverá tirá-lo da função antiga. Para ele, o rendimento mais adiantado deverá render frutos dentro e fora de campo:
— Ele é centroavante, rende melhor mais próximo ao gol. Ele vem jogando e, continuou nesta temporada, com um bom rendimento que tinha na passada. É uma descoberta. Pode render grana ao Inter. Ah, mas e o Guerrero? Espera. Deixa o Yuri Alberto ali, por além de nos dar gols, ele pode nos dar grana, que é algo que o Inter precisa desesperadamente.
— Tem bola pra jogar na ponta? Tem. Mas até testar talvez a gente perca um jogador que a gente saiba o quanto rende, pois estamos fazendo um teste na ponta. Hoje nada de colocá-lo na ponta, coloca onde melhor rende — completou.
Segundo o site Sofascore, que monitora as movimentações dos atletas em campo nas partidas, Yuri é escalado e tem aparições mais frequentes pelo flanco esquerdo, posição que com Ramírez já teve Patrick e João Peglow entre os titulares.
A tendência é de que as experiências e análises sigam durante todo o campeonato estadual para melhor compreensão individual e coletiva do plantel colorado. Com isso, Yuri Alberto pode iniciar um jogo aberto pelas extremas e formando o ataque com Paolo Guerrero, Abel Hernández ou Thiago Galhardo.