Na luta pelo título do Brasileirão, o Inter conseguiu exorcizar um fantasma histórico. Desde a chegada do técnico Abel Braga, a equipe colorada venceu todos os jogos que disputou contra equipes que brigam para não cair para a Série B. O desafio agora é manter o retrospecto nas duas próximas partidas, contra Sport e Vasco, 14º e 17º colocados respectivamente.
Após o retorno do ídolo a casamata, o Colorado enfrentou quatro dos sete adversários que ainda buscam os pontos necessários para permanecer na Série A, e venceu todos. Se o desempenho for mantido nas próximas duas rodadas, dificilmente a taça ficará longe do Beira-Rio.
Nos bastidores, a avaliação é de que o time de Abel vem se dando bem contra oponentes do rodapé da tabela por conta de três fatores: a mobilização da equipe, que vem tratando cada partida como uma final; o fato de o treinador variar a estratégia de acordo com o adversário; e a estatura dos jogadores colorados, aliada à qualidade na bola aérea, já que essas partidas contra rivais em mau momento costumam ser mais disputadas do que jogadas.
Há 41 anos sem vencer o Brasileirão, o Inter já deixou escapar o título em diversas oportunidades por conta de tropeços contra equipes da ponta debaixo da tabela, especialmente nos vice-campeonatos de 2005 e 2009.
No polêmico ano de 2005, mesmo com a anulação de 11 jogos e um erro claro de arbitragem no confronto direto com o Corinthians, o time de Muricy Ramalho poderia ter conquistado o título se não tivesse empatado com Atlético-MG e Brasiliense e perdido na última rodada para o Coritiba, todos adversários que acabariam sendo rebaixados para a Série B de 2006.
Já em 2009, o Inter terminou em segundo lugar a apenas dois pontos do campeão Flamengo. Naquela edição, contudo, a equipe colorada abusou de "entregar" pontos para equipes da zona da degola. Além de perder por 2 a 0 para o rebaixado Coritiba, o Colorado perdeu duas vezes para o Botafogo e empatou em casa com o Grêmio Barueri, duas equipes que escaparam da Série B apenas nas últimas rodadas.
No início do Brasileirão 2020, o Inter chegou a perder dois jogos para times ameaçados de rebaixamento. Ainda sob o comando de Eduardo Coudet, o time colorado foi derrotado por 1 a 0 por Goiás e Fortaleza. Com o argentino na casamata, foram sete jogos contra as equipes que correm risco de rebaixamento, com quatro vitórias, um empate e duas derrotas, um aproveitamento de 62%.
Já com a chegada de Abel, o aproveitamento pulou para 100%, devido às quatro vitórias contra Botafogo, Bahia, Goiás e Fortaleza.
A ordem no Beira-Rio, contudo, é manter a corda esticada para que o retrospecto se mantenha nos próximos confrontos. Se vencer o Sport, na quarta (10), e o Vasco, no domingo (14), há inclusive a possibilidade de o título ser confirmado matematicamente já no final de semana, desde que haja tropeços de Flamengo, Atlético-MG e São Paulo.
Confira o retrospecto do Inter no Brasileirão 2020 contra as sete equipes que ainda brigam para fugir do rebaixamento (Sport, Fotaleza, Bahia, Vasco, Goiás, Coritiba e Botafogo):
Com Eduardo Coudet
7 jogos, 4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas
Aproveitamento: 62%
Jogos:
Coritiba 0 X 1 Inter
Botafogo 0 X 2 Inter
Inter 2 X 2 Bahia
Goias 1 X 0 Inter
Fortaleza 1 X 0 Inter
Sport 3 X 5 Inter
Inter 2 X 0 Vasco
Com Abel Braga
4 jogos, 4 vitórias
Aproveitamento: 100%
Jogos:
Inter 2 X 1 Botafogo
Bahia 1 X 2 Inter
Inter 1 X 0 Goiás
Inter 4 X 2 Fortaleza