Os garotos da base têm aumentado a participação na Era Abel Braga no Inter. Desde o retorno do técnico ao Estádio Beira-Rio, os jovens colorados ganharam mais oportunidades em campo: nos 10 jogos do time sob a chancela do treinador, ele utilizou algum menino oriundo da base em todos.
Dos seis nomes que aproveitam mais chances com Abel, Praxedes é o preferido. Em diversas oportunidades, o treinador já afirmou que seu time titular tem o meia no setor de criação. O garoto de 18 anos foi promovido por Eduardo Coudet após ser o destaque da conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Porém, firmou-se de vez neste fim de ano.
Heitor, Peglow, Zé Gabriel, Caio Vidal e Johnny também entram com frequência nas partidas. Rodrigo Dourado e Nonato também poderiam figurar nesta lista, afinal eles são pratas da casa, mas já fazem parte do time profissional há mais tempo.
— A base do Inter está muito valorizada, muito bem dirigida. Fizemos um treino de quem não jogou com os meninos da base. Outros que nem estão no grupo me chamaram atenção. Fico feliz, é uma forma de ajudar o clube. Isso não passa batido por mim. Na qualidade, jogará quem tiver mais — declarou Abel Braga, após a vitória diante do Palmeiras no último sábado (19).
Apesar das chances, os jovens ainda não têm muitos minutos em campo. Apenas Zé Gabriel atuou mais da metade do tempo na Era Abel, com 459 minutos. O favorito Praxedes, por exemplo, tem 183 minutos — até porque passou um tempo fora em função da convocação para a seleção sub-20.
Confira o tempo de cada garoto em campo, com Abel Braga:
- Zé Gabriel (21 anos) – 459 minutos
- Heitor (20 anos) – 387 minutos
- Caio Vidal (20 anos) - 206 minutos
- Praxedes (18 anos) – 183 minutos
- Johnny (19 anos) – 87 minutos
- Peglow (18 anos) - 73 minutos