O jogo desta noite vale a liderança isolada ao Inter. Vencendo o Ceará, termina a rodada em primeiro com folga para seus adversários . O São Paulo, que poderia ultrapassar o Colorado, ficou no 1 a 1 com o Bragantino. Mais tarde, o Atlético-MG foi derrotado por 3 a 1 pelo Santos.
No Beira-Rio, os times duelam em situações distintas na classificação e também na temporada — já que o Vozão foi campeão da Copa do Nordeste e o Inter acabou eliminado do Gauchão ao perder para o Grêmio nos dois turnos. A partida marcará também o reencontro entre alguns profissionais e seus antigos clubes.
Principal jogador do Inter em 2020, Thiago Galhardo trocou o clube cearense por Porto Alegre no início do ano. Caminho inverso fez Rafael Sobis, que não teve seu contrato renovado pelo Colorado ao final de 2019 e rumou ao Nordeste para seguir a carreira.
Mas não são apenas eles. O volante Charles, 24 anos, uma das referências deste time do Ceará, foi revelado pelo Inter e tinha contrato em vigor com a equipe gaúcha até o final do ano passado, quando teve 50% do passe comprado pelo time cearense, que pagou R$ 3 milhões pelo atleta. O Colorado ainda mantém um percentual do jogador, que será adversário nesta quinta.
Outro ex-Inter é o técnico Guto Ferreira, que comandou o clube em parte da Série B, em 2017. O treinador não poderá ficar à beira do campo no jogo desta noite porque foi expulso contra o Santos. No seu lugar estará o auxiliar André Luís dos Santos, que trabalhou com ele em Porto Alegre.
Mas ele não será o único desfalque da equipe para o confronto com o Inter. O zagueiro e capitão Luiz Otávio, suspenso pelo terceiro amarelo seguido, está fora da partida. Expulsos contra o Santos, o lateral-direito Samuel Xavier, o lateral-esquerdo Bruno Pacheco e o atacante Leandro Carvalho também não jogam. O volante Fabinho, outro ex-Inter, sequer viajou a Porto Alegre por lesão.
Assim, a equipe cearense deverá ter Gabriel Lacerda na defesa, Eduardo na lateral direita e Alyson na esquerda. No ataque, Mateus Gonçalves será o substituto de Carvalho na extrema esquerda.
— Vai ser um jogo de superação para nós. Temos muitas ausências em campo e do nosso treinador. Isso, com certeza, faz diferença. Mas temos um grupo em que todos têm condições de entrar em campo e jogar bem — disse o zagueiro Tiago antes de embarcar rumo ao Rio Grande do Sul.
Dúvidas
No setor em que Sobis atuava em 2019, os atacantes Abel Hernández e Leandro Fernández já estão regularizados e podem jogar. No entanto, ambos devem iniciar a partida no banco de reservas. Assim, o ataque terá Peglow, D'Alessandro ou Marcos Guilherme ao lado de Thiago Galhardo.
Outra dúvida de Coudet está no meio-campo. O volante Johnny, que sentiu dores na coxa direita no jogo do fim de semana, não teve lesão muscular constatada. Sua escalação, porém, ainda não está garantida. Como Rodrigo Lindoso e Musto seguem de fora por terem sido diagnosticados com covid-19, Matheus Jussa herdaria a vaga.
Já o lateral-esquerdo Moisés, que não atuou contra o Bahia por motivos contratuais, deve reassumir a posição. Caso Coudet já pense na Libertadores, poderá manter Uendel na função, uma vez que Moisés foi um dos quatro colorados expulsos no Gre-Nal da Arena e não poderá atuar contra o América de Cali, quarta-feira.
A missão desta quinta, porém, é voltar a vencer. Depois de dois empates seguidos, cedidos no finalzinho dos jogos contra Palmeiras e Bahia, o Inter busca os três pontos para seguir na liderança isolada do Brasileirão.
— A gente se cobrou, ficou triste (pelos empates), mas não podemos nos lamentar. Vamos pegar isso como aprendizado para nos policiarmos, manter a concentração durante os 90 minutos e não dar esses vacilos. O Brasileiro é muito equilibrado — ressaltou o volante Patrick em entrevista na quarta-feira.