A campanha de liderança do Inter após oito rodadas do Campeonato Brasileiro tem Patrick como um dos alicerces do meio-campo. O volante, que sofreu com críticas ao longo de 2019, reencontrou seu lugar e voltou a ser e protagonista no time colorado.
Diante do Bahia, quando marcou o primeiro gol do Inter no empate por 2 a 2, Patrick completou o oitavo jogo como titular no Brasileirão. Além dele, apenas o goleiro Marcelo Lomba e o zagueiro Victor Cuesta foram iniciaram todas as partidas na competição.
A característica de força para pressionar os rivais no campo de ataque e a capacidade para chegar rápido à área adversária fizeram com que o camisa 88 ganhasse a confiança do técnico Eduardo Coudet, que considera a imposição física como quesito fundamental para o seu estilo de jogo.
— O Patrick é um atleta muito privilegiado fisicamente. A genética foi generosa com ele. É um grande jogador e que tem uma condição física natural. Ele não é um homem apenas de marcação ou de organização de meio-campo, mas que tem como ponto forte essa chegada à área. Já fazia bastante isso no Sport e segue no Inter — analisa o técnico Daniel Paulista, que comandou Patrick no Sport, em 2017.
O gol contra o Bahia foi o primeiro de Patrick neste Brasileirão. Ele soma ainda uma assistência para Thiago Galhardo balançar as redes na vitória sobre o Atlético-MG, pela quinta rodada. O meio-campista, no entanto, aparece com destaque em outras estatísticas da competição. Patrick é o jogador do Inter que mais dribla, o segundo que mais desarma (atrás apenas de Saravia) e o terceiro que mais cria chances de gol (perde apenas para Galhardo e Guerrero). Os dados são do site Sofascore e levam em conta a média por jogo.
Recuperação
Um dos destaques da campanha do Inter no Brasileirão de 2018, quando foi titular em 35 jogos e marcou cinco gols (deu três assistências), Patrick caiu de desempenho no ano passado. Ele fez apenas 20 partidas como titular no Campeonato Brasileiro de 2019, com apenas dois gols e uma assistência.
Para o apresentador e comentarista da Rádio Gaúcha Rafael Colling, Eduardo Coudet teve papel fundamental na recuperação do jogador.
— O Patrick tem mantido uma regularidade importante. Coudet encontrou um bom posicionamento para ele.. Na hora de marcar, fecha com qualidade e competência o lado esquerdo. Na hora de atacar, Patrick tem aproveitado bem o mesmo setor fazendo tabelas importantes com Boschilia e a aproximação de Galhardo. Também tem pisado mais na área sendo mais uma alternativa de gol — analisa.
Posicionamento
Pela forma como Inter joga com Eduardo Coudet – procurando ocupar o campo de ataque e não esperando os adversários, como no ano passado -, Patrick tem naturalmente um posicionamento mais adiantado em relação a 2019.Nos últimos jogos, porém, com a carência de atacantes à disposição, ele passou a aparecer ainda mais no ataque.
Contra o Bahia, com D’Alessandro recuando para armar o jogo, Patrick teve o papel de preencher a área sendo o homem mais próximo de Thiago Galhardo. Em um lance assim, recebeu do artilheiro do Brasileirão o cruzamento para anotar o primeiro gol do Inter na partida.
— Quando chegou ao Sport, o Patrick estava atuando como lateral no Goiás, mas sabíamos dessa capacidade dele para fazer várias funções. Ele pode jogar aberto pela esquerda, como volante por dentro e também como esse meia que chega à área. Esse tipo de jogador é extremamente útil ao time e está em falta no mercado — ressalta Daniel Paulista.
Com Patrick como um dos protagonistas, o Inter receberá o Ceará nesta quinta-feira (10), no Beira-Rio, precisando da vitória para manter a liderança do Brasileirão. Daqui uma semana, também em casa, será a vez de entrar em campo pela Libertadores para encarar o América de Cali, quando o meio-campista terá uma responsabilidade ainda maior devido à série de desfalques que Eduardo Coudet tem na competição continental pelas suspensões por cartões amarelos as expulsões no Gre-Nal realizado em março.
Patrick em 2020:
- 20 jogos
- 3 gols
- 2 assistências
No Brasileirão 2020
- 8 jogos – todos como titular
- 1 gol
- 1 assistência
Gols + assistências
- Galhardo 9
- Guerrero 4
- Patrick 2
Mais dados de Patrick no Brasileirão
- 1º em dribles (2,9 por jogo)
- 2º em desarmes (2,6 por jogo) – atrás do Saravia
- 3º em grandes chances de gol criadas (2 por jogo) – atrás de Galhardo e Guerrero
- 4º em finalizações (0.9 por jogo) – atrás de Galhardo, Boschilia e Edenilson
Dados: SofaScore