Uma pergunta feita pelos torcedores colorados, especialmente após a eliminação no Gauchão, é se o clube irá contratar para o Brasileirão. Até o momento, o Inter apresentou o atacante Yuri Alberto e o zagueiro Lucas Ribeiro. Mas a direção não pretende fazer mais contratações, a menos que surjam negócios de ocasião.
Procurado pela reportagem de GaúchaZH para falar sobre o assunto, o executivo de futebol Rodrigo Caetano comentou sobre os reforços já contratados e as razões.
— O Lucas Ribeiro veio para antecipar um a situação de mercado, como forma de precaução (possível saída de Bruno Fuchs). O Yuri Alberto veio para suprir a saída do Gustavo e também com outro modelo de negócio, porque nós enxergamos nele potencial de valorização — disse o dirigente.
Para Caetano, o elenco é suficiente pra a disputa de um bom campeonato. Segundo ele, "não é preciso trazer novas peças, salvo uma grande oportunidade de negócio ou para suprir uma saída". Questionado sobre o modelo de troca entre equipes da Série A do Brasileirão, disse que "esta não é a ideia no momento".
Quando perguntado se mais peças eram necessárias ao elenco colorado, o técnico Eduardo Coudet se mostrou resignado com a situação financeira do momento.
— É impossível fazer o que tínhamos tratado antes, porque tínhamos uma expectativa e veio uma pandemia. Então, tenho de entender que acertamos uma coisa (contratações) que não se pode cumprir por algo lógico. O clube não é culpado de não trazer grandes nomes por essa situação. A realidade é que temos que tirar o melhor desse grupo, e é dessa forma que vamos competir com todos — respondeu Coudet, após vencer o Coritiba.
Segundo o executivo colorado, os movimentos feitos para a manutenção de alguns jogadores que tinham contrato até dezembro deste ano e que ampliaram o vínculo em função do calendário, que irá até meados de fevereiro, atende as expectativas traçadas.
Até o momento, o clube acertou a prorrogação de contrato com Thiago Galhardo, Rodrigo Lindoso, Uendel e Rodinei e as renovações de Rodrigo Dourado, Praxedes, Johnny e Roberto. Ainda resta acertar com D'Alessandro, que tem vínculo até o final do ano, e com os emprestados Saravia (Porto) e Musto (Huesca).
— Já falamos com os clubes para ampliar a permanência deles, mas vamos aguardar para finalizar depois que a janela de transferência deles (Europa) for fechada — garante Rodrigo Caetano, que ainda ressalta que o calendário irá oportunizar "muitos jovens a mostrar suas qualidades".
No momento, de acordo com o site oficial do Inter, 38 jogadores compõe o elenco principal.
Goleiros: Marcelo Lomba, Danilo Fernandes, Daniel e Keiller
Laterais: Saravia, Rodinei, Heitor, Moisés, Uendel e Natanael
Zagueiros: Bruno Fuchs, Victor Cuesta, Rodrigo Moledo, Lucas Ribeiro, Matheus Jussa, Carlos Eduardo, Pedro Henrique, Roberto e Zé Gabriel
Meio-campistas: Musto, Rodrigo Lindoso, Rodrigo Dourado, Edenilson, Johnny, Praxedes, Boschilia, D'Alessandro, Nonato, Patrick, Cesinha e Sarrafiore
Meia-atacantes: Thiago Galhardo, Marcos Guilherme e João Peglow
Atacantes: Paolo Guerrero, Yuri Alberto, William Pottker e Guilherme Pato