A confirmação de quatro casos de coronavírus no elenco do Inter se deu através do protocolo estabelecido pelo departamento médico do clube para retomada das atividades no início do mês de maio. De acordo com o Coordenador de Saúde do clube, Luiz Crescente, a rotina de prevenção colorada é baseada em duas premissas: controle diário dos atletas e minimização do risco de contaminação interna.
— Neste período, já tivemos cinco atletas com sintomas e que foram examinados que deram negativos. Na última quinta-feira (25), um atleta se apresentou com sintomas atípicos, o que nos fez estranhar. Fizemos exames e o afastamos do treinamento. Esse atleta testou positivo no sábado à noite. No domingo (28), adiantamos uma avaliação viral de PCR em todo grupo de atletas e funcionários. Foi o que fizemos na segunda pela manhã para ter segurança — explicou.
Crescente também recordou que, ao realizar a testagem em massa no elenco colorado, utilizando o método RT-PCR, foi possível confirmar os outros três casos.
— A partir do momento do positivo, entramos em contato com o hospital que é parceiro. Avaliação completa em todos. Ao fazer este exame, foi constatado quatro atletas (com teste positivo para o coronavírus), o primeiro e mais três. A partir daí, eles foram isolados. Estamos seguindo os protocolos das autoridades de saúde. Serão monitorados e daremos suporte para eles — completou Crescente.
A metodologia utilizada pelo Inter é classificada como um teste de detecção direta do vírus. O PCR segue um processo maior e mais trabalhoso. A técnica se vale das amostras retiradas das cavidades nasais e de orofaringe para determinar a presença ou não do vírus.
— PCR detecta logo no início e isola a pessoa. Os testes rápidos, em sua maioria, são de uma reação na qual a pessoa precisa estar infectada há, em média, sete a 10 dias. Do momento em que é infectada até fazer o teste rápido, ela está transmitindo, essa é a grande diferença — pontua Ilma Brum da Silva, diretora do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).