Não é apenas o futebol que sente os efeitos da crise financeira causada pela pandemia de coronavírus. Todos os setores da economia do planeta estão sendo impactados pela nova realidade diária convivida pelos consumidores. Assim, ações são promovidas por instituições para ajudar o comércio. A direção do Inter lançou dois projetos independentes para fomentar receitas de profissionais autônomos, micro e pequenos empresários.
O primeiro utiliza a plataforma "Clube de Vantagens". Inicialmente destinado aos sócios, o sistema estará abertos para não associados até o final de abril. Profissionais autônomos podem colocar seus serviços no catálogo à disposição e, desta forma, ter mais um canal de divulgação do seu trabalho ou comércio na "Rede Solidária".
— Nessas últimas quatro semanas, eles (autônomos) paralisaram as atividades. A rede solidária é uma ação que fica dentro de um cadastro. É encontrado facilmente. A gente espera poder ajudar — disse Nelson Pires, vice de marketing colorado.
O segundo modelo proposto pelo Inter de ajuda neste momento complicado é destinado aos micro e pequenos empresários. Em parceria de divulgação com o projeto "Todos Presentes", os torcedores podem comprar vouchers de produtos que serão consumidos após o término do período de isolamento. Assim, os comerciantes teriam uma antecipação de receitas. Em nenhum dos projetos momentâneos, o Colorado terá qualquer tipo de lucro. A intenção é colaborar para todos que todos superem o momento adverso.
— O Inter não ganha absolutamente nada em nenhum dos programas — diz o dirigente.