O novo Inter de Eduardo Coudet fez no sábado (18) o seu único teste antes da estreia no Gauchão. Em jogo-treino realizado com portões fechados no CT Parque Gigante, vitória por 3 a 1 sobre o São José, o técnico argentino colocou em prática suas ideias e esboçou a formação que deve ser mandada a campo no jogo contra o Juventude, na quinta-feira, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
Uma das novidades foi a presença de Johnny entre os titulares. O meio-campista de 18 anos subiu nesta temporada para o grupo profissional após ter sido destaque do time sub-20. Natural de Denville, cidade próxima a Nova York, o meia tem dupla cidadania e já foi convocado para defender a seleção sub-23 dos Estados Unidos. Autor de nove gols em 19 partidas, Johnny foi artilheiro e capitão na conquista do Campeonato Gaúcho sub-20. Na largada de 2020, o garoto tomou à frente de Nonato, outra promessa da base no setor.
— Eu me considero um atleta polivalente. Jogo nas quatro posições no meio-campo. Procuro propor muita intensidade durante o jogo. Onde eu tiver oportunidade, quero poder ajudar — comentou Johnny em entrevista coletiva concedida na quinta-feira (16).
Coudet também fez uma mudança no posicionamento de D'Alessandro. O capitão da equipe atuou como segundo atacante durante a primeira parte da atividade. Com menos obrigação de recompor, o argentino surge como um potencial companheiro para Paolo Guerrero no setor ofensivo da equipe durante a temporada.
Aliás, o peruano foi a ausência da atividade. O centroavante não participou de nenhum dos quatro tempos do jogo-treino. Aos 36 anos, ficou na academia fazendo trabalhos físicos. Netto, outro jogador recém-promovido ao grupo principal, iniciou o jogo-treino no comando do ataque.
Danilo Fernandes também foi uma das atrações do sábado. Com contrato renovado até dezembro de 2021, o goleiro larga na frente de Marcelo Lomba e Daniel e pode retomar a titularidade do time, perdida após lesão em 2018. Titular durante boa parte da última temporada, Rodrigo Lindoso foi mantido à frente da defesa. Contratado para preencher a vaga de primeiro volante a pedido de Coudet, o argentino Damián Musto tem presença incerta nos dois primeiros confrontos com a Universidad de Chile na Pré-Libertadores. Isso porque ele foi expulso em 2016, quando defendia o Rosario Central, e ainda precisaria cumprir suspensão. O departamento jurídico do Inter aguarda resposta de consulta feita à Conmebol.
O time que iniciou o duelo com o São José teve a seguinte formação: Danilo Fernandes; Rodinei, Rodrigo Moledo, Victor Cuesta, Moisés; Rodrigo Lindoso; Edenilson, Johnny, Patrick; D'Alessandro e Netto. O jogo-treino teve duração de duas horas, divididos em quatro tempos de 30 minutos. Durante a atividade, Coudet promoveu diversas alterações na equipe para testar os jogadores. Os gols colorados foram marcados por Edenilson, Thiago Galhardo e Netto, e Gustavo Xuxa descontou para o Zequinha.
A tendência é de que o técnico escale equipe mista na estreia da competição estadual. Porém, a partir dos nomes escolhidos por Coudet, é possível reunir indícios do time que enfrentará a Universidad de Chile, em 4 de fevereiro, pela pré-Libertadores. Afinal, o mata-mata da fase preliminar do torneio será prioridade do clube neste começo de temporada.