Com o fim de mais uma temporada, o Inter começa a planejar agora a formação de seu plantel para 2020. A palavra final deve partir do técnico Eduardo Coudet, que foi oficializado pelo clube nesta segunda-feira (16). Entre jogadores em fim de contrato e contestados pela torcida colorada, a direção deve abrir mão de alguns e tentar envolver outros em negociações.
Fim de contrato
Do elenco utilizado em 2019, dez atletas têm seus contratos chegando ao fim no dia 31 de dezembro. Seis estavam emprestados e retornam aos seus clubes de origem: Emerson Santos volta ao Palmeiras, Matheus Galdezani e Guilherme Parede ao Coritiba, Rithely ao Sport, Neilton ao Sport e Tréllez ao São Paulo.
Os outros quatro são o lateral-direito Bruno, o volante Bruno Silva, o meia D'Alessandro e o atacante Rafael Sobis, que, caso não tenham seus vínculos renovados, ficam livres no mercado. Destes, apenas os dois últimos têm chances de permanecer. Apesar de não terem sido titulares ao longo de toda a temporada, pela questão da idolatria, os dirigentes tratam com cuidado a questão de ambos para concluir qualquer tratativa.
Podem sair
Há ainda os casos de atletas que estão vinculados por mais tempo, mas que podem deixar Porto Alegre nos próximos dias. Por motivos diferentes, eles podem ser envolvidos em negociações, até mesmo como "moeda de troca". Um deles é o goleiro Danilo Fernandes, que tem contrato até maio do ano que vem e já poderia assinar um pré-contrato com outro clube. Por isso, não se descarta sua inclusão em uma transação.
Existem também as situações de alguns titulares, que, assim como Nico López, podem ser vendidos. Edenilson, por exemplo, segue sendo alvo do mercado árabe — no meio do ano, recebeu proposta do Al-Hilal.
Já outro volante, Patrick, chegou a ser sondado por clubes turcos, que não concretizaram o interesse. Pesa contra ele o fato de, nos últimos jogos, passar a ser um dos atletas mais contestados pela torcida colorada —assim como os laterais Zeca e Uendel. Porém, se não chegar nenhuma oferta na janela de transferências, ele se reapresenta normalmente com o restante do elenco para a pré-temporada.
Por fim, há reservas que, mediante o surgimento de interessados, não devem encontrar resistência e podem deixar o Beira-Rio, como o zagueiro Klaus e o lateral-direito Dudu.
Confira a situação dos contratos do elenco colorado:
Fim de contrato em 31 de dezembro
Emerson Santos, Bruno, Matheus Galdezani, Bruno Silva, Rithely, D'Alessandro, Neilton, Guilherme Parede, Rafael Sobis e Tréllez.
2020
Até maio: Danilo Fernandes
Até julho: Wellington Silva
Até dezembro: Keiller, Klaus, Uendel, Rodrigo Dourado, Rodrigo Lindoso e Pedro Lucas
2021
Até maio: William Pottker
Até junho: Zeca
Até dezembro: Marcelo Lomba, Daniel (goleiro), Erik (lateral-esquerdo), Heitor, Dudu (lateral-direito), Sarrafiore
2022
Até fevereiro: Paolo Guerrero
Até dezembro: Víctor Cuesta, Rodrigo Moledo, Roberto, Natanael, Zé Gabriel, Patrick e Edenilson
2023
Até dezembro: Bruno Fuchs e Nonato