O Inter emprestou 16 jogadores ao longo deste ano. A maioria deles são meninos formados nas categorias de base que não tiveram continuidade no time profissional. Alguns não retornam na virada do ano — seja porque seguem vinculados aos novos clubes ou porque têm seus contratos encerrando com o Colorado. Confira a situação de cada um deles:
Charles — Sport
Por ter sido um dos destaques da campanha que levou o time ao vice-campeonato da Série B, a direção do clube pernambucano deseja sua permanência para o ano que vem. Porém, o volante de 23 anos tem contrato com o Inter até dezembro de 2020. Resta saber se o próximo técnico colorado (possivelmente Eduardo Coudet) pedirá ou não seu retorno.
Juan Alano - Coritiba
Situação parecida é vivida pelo meio-campista, titular de um Coritiba que está prestes a garantir seu retorno à elite nacional. Aliás, caso o Inter pretenda readquirir o jovem de 23 anos é preciso saber que, no time paranaense, ele passou a jogar como meia interno — uma espécie de volante.
Álvaro — Náutico
O atacante Álvaro, oriundo do time B, é outro que tem chances de ser reaproveitado. Inicialmente emprestado ao Guarani, o jovem de 22 anos terminou o ano no Náutico, campeão da Série C. Na reta final, inclusive, foi importante, chegando a marcar três gols nas semifinais contra o Juventude. Tem contrato com o Inter até o final do ano que vem.
Gustavo Ferrareis e Brenner — Avaí
Enquanto uns sobem para a Série A, outros descem. O meia Gustavo Ferrareis, depois de defender o Botafogo no primeiro semestre, acabou repassado ao Avaí. Mesmo atuando no lanterna do Brasileirão, não conseguiu ser titular da equipe. Disputou apenas oito rodadas, saindo do banco de reservas em três delas.
Quem também está na Ressacada, depois de passar pelo Goiás, é o centroavante Brenner. Em 14 jogos pelo clube catarinense, marcou apenas dois gols. Mas este, nem se quisesse, voltaria ao Beira-Rio. Seu contrato com o Inter acaba no dia 31 de dezembro.
Ramon — Vila Nova
Houve também quem caísse da Série B para a C. Foi o caso do volante Ramon, que integrava o time B colorado. O volante de 22 anos foi titular do Vila Nova, que na penúltima rodada era o lanterna da competição.
Thales — Criciúma
Outro dos rebaixados para a terceira divisão foi o Criciúma, que teve Thales como titular de sua zaga em algumas rodadas. O jogador de 26 anos, no entanto, não poderá retornar a Porto Alegre, já que seu vínculo com o Colorado vence no dia 31 de dezembro.
Andrigo — Figueirense
Falando em rebaixamento, Andrigo pôde respirar aliviado neste ano. Depois de três quedas consecutivas, com Inter (2016), Atlético-GO (2017) e Sport (2018), o meia de 24 anos ajudou o Figueirense a se recuperar e deixar o Z-4 da Série B. Antes de ir para Florianópolis, ele ainda defendeu o Vitória, que também brigou para não cair neste ano. Em 2020, estará sem contrato.
Paulão — Fortaleza
Outro que também deixará de causar dores de cabeça à diretoria colorada é Paulão. Prestes a completar 34 anos, o zagueiro está vinculado ao Inter até o dia 31 de dezembro. Neste ano, ele defendeu América-MG e Fortaleza.
Alisson Farias — CRB
O mesmo destino terá o meia-atacante Alisson Farias. Depois de abrir a temporada com a camisa do Sport, o jogador de 23 anos acabou repassado ao CRB, onde foi titular. Sua equipe brigou para subir à Série A, mas não conseguiu.
Bruno José — Botafogo-SP
Apesar de ser atacante, Bruno José começou o ano improvisado na lateral direita do Inter. Ainda em meio ao Gauchão, acabou repassado ao Botafogo-SP, onde passou a jogar na sua posição de origem. Entretanto, não foi titular da equipe que termina a Série B no meio da tabela. Seu vínculo com o Colorado vai até 2021.
Mossoró — ABC
Depois de disputar o Gauchão pelo Novo Hamburgo e a Série C pelo ABC, o meia Mossoró estará livre no mercado. O jogador tem 23 anos.
Valdívia — Vasco
Grande destaque do Inter na Libertadores de 2015, o meia passou sem brilho por Atlético-MG, São Paulo e Al-Ittihad, da Arábia Saudita. Neste ano, no Vasco, foi igual, disputando 11 jogos e não marcando nenhum gol. Assim, a tendência é que não permaneça em São Januário em 2020. Apesar de ter contrato com o clube colorado até dezembro do ano que vem, o meia de 25 anos não deve ser aproveitado. A dúvida é saber para onde vai.
Brenner — Vejle BK, da Dinamarca
Emprestado em agosto de 2019, o centroavante de 20 anos não voltará a Porto Alegre tão cedo, pois seu vínculo vai até a metade do ano que vem. A não ser que os dinamarqueses queiram devolvê-lo, já que não vem atuando por lá. Seu contrato com o Inter vai até 2021.
Richard - Tondela, de Portugal
O meia de 20 anos está vinculado ao Inter até 2021, mas só voltará depois de junho, quando encerrar seu empréstimo ao time português. Por lá, só não foi titular em duas rodadas do campeonato nacional por conta de uma lesão. Tem 10 jogos e dois gols.
Danilo Silva — Los Angeles FC
Desde o ano passado, atua na Major League Soccer (MLS). Seu empréstimo vai até o final de 2019. Aos 33 anos, viveu uma temporada em que oscilou entre o banco de reservas e o departamento médico, disputando somente cinco partidas. Não deve ser aproveitado pelo Inter, até porque seu vínculo vai até março.