O jogo já estava difícil: com o placar adverso, um jogador a menos e um Maracanã lotado. O Inter precisava fazer uma atuação acima do normal para sair com, ao menos, um empate do Rio de Janeiro, na partida contra o Flamengo. Porém, aos 43 minutos do primeiro tempo, após uma dividida com Rodrigo Caio e William Arão, Paolo Guerrero se descontrolou, ofendeu a arbitragem e acabou expulso.
Com um corte na sobrancelha direita e o rosto coberto de sangue, o centroavante, de forma acintosa, reclamou com a arbitragem de ter recebido uma cotovelada do adversário. O peruano usou o inglês para xingar o árbitro e mostrou o dedo médio para um de seus auxiliares.
O vice-presidente do Inter, Roberto Melo, perdoou o atleta e disse que o jogador chegou a pedir desculpas no vestiário. Mas ressaltou que não se pode concordar com esse tipo de comportamento.
— Não se pode elogiar, achar que a atitude do Guerrero foi correta. Ele mesmo pediu desculpas a todos por isso. Mas o árbitro vai deixando a equipe nervosa. Tinha o corte na cabeça. Aí, um pênalti claro que o juiz não dá e sequer chama o VAR para ser analisado. Deixa o jogador nervoso. Tudo o que aconteceu tirou o jogador de seu equilíbrio. Não justifica porque ficamos com mais dificuldades ainda. Ele mesmo reconheceu. Acho que foi o contexto do jogo que levou a isso — comentou Melo em entrevista coletiva.
O árbitro Luiz Flávio de Oliveira registrou na súmula os motivos pelos quais deu cartão vermelho para o centroavante do Inter:
"Expulso por ofender o 4º árbitro sr. Grazianni Maciel Rocha, com seu dedo médio em riste, dizendo as seguintes palavras: "fuck you, fuck you". Após, se dirige em minha direção, socando o ar, chutando o chão e proferindo as seguintes palavras: "fuck you, fuck you, fuck you." necessitando ser contido por seus companheiros para deixar o campo de jogo".
Paolo Guerrero será um dos desfalques do Inter para o jogo de domingo (29), às 16h, no Estádio Beira-Rio, pelo Brasileirão. Além dele, estão foram: Rodrigo Moledo, lesionado, Bruno, que também foi expulso contra o Flamengo, e D'Alessandro, que se recupera de lesão muscular.