Às 19 deste sábado, o Inter buscará mais uma vez sua primeira vitória fora de casa no Brasileirão e, de quebra, uma maior aproximação dos líderes. O adversário será o Fluminense que, apesar de vir de duas vitórias sobre o Peñarol e de uma classificação à próxima fase da Copa Sul-Americana, ocupa a zona de rebaixamento no nacional. Basta, por exemplo, um empate para que o Colorado, ao menos, durma no G-4 - dependendo do resultado do clássico mineiro, no domingo, para continuar entre os quatro primeiros.
O problema é que novamente os titulares serão preservados. Ainda mais depois de ter passado pelo Nacional-URU na Libertadores e, principalmente, por estar às vésperas de visitar o Cruzeiro pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil. Assim, dando sequência ao planejamento dos últimos jogos, o técnico Odair Hellmann mandará os reservas a campo em mais uma rodada do campeonato nacional. A única exceção pode ficar por conta de D'Alessandro, que está suspenso na Copa do Brasil, e pode ser utilizado pelo Brasileirão. Ou então, para reforçar o meio-campo, o jovem José Gabriel pode ser escalado.
— Voltar a jogar reforça como o grupo é importante. Mas, neste momento bom que a gente está vivendo, cada um tem de estar preparado para atuar e fazer os melhores jogos — comentou o zagueiro Klaus, que apesar do treino com portões fechados ter escondido, deve repetir com Bruno Fuchs a dupla de zaga que venceu o Ceará, no Beira-Rio.
Mas, para um dos atletas em especial, a partida deste fim de semana será decisiva: Rithely. Contratado ainda no primeiro semestre do ano passado junto ao Sport, o volante será observado na primeira função do meio-campo e tem chances de, na próxima quarta-feira, no Mineirão, começar como titular. Primeiro porque Lindoso sofreu uma entorse no tornozelo e sequer viajou com a delegação. Além disso, o antigo titular, Rodrigo Dourado, voltou a sentir dores no joelho operado e só fez uma partida após o retorno da Copa América.
— Apesar de o Rithely ser segundo volante e jogar saindo mais para o jogo, faria a função tranquilo pois tem um combate muito bom. Também não vai ser estranho para ele atuar nessa posição, pois já jogou assim por aqui (no Sport) e, como ele é impetuoso, não vai ter dificuldades — destaca o repórter Allan Pereira, da Rádio Transamérica, que acompanhou a passagem de Rithely pela Ilha do Retiro, de 2011 a 2017
O que pesa contra Rithely é a falta de sequência. O atleta, que já passou por uma lesão muscular na coxa no início da temporada, tem apenas 11 jogos com a camisa colorada neste ano — sendo que, a exemplo do que ocorrerá diante do Fluminense, esteve cercado por suplentes em oito das nove vezes em que iniciou como titular.
Além disso, observando as últimas substituições feitas pelo treinador, outra situação pode acontecer diante do Cruzeiro. Nos dois confrontos contra o Nacional, quando Lindoso foi sacado na etapa complementar, Odair optou pela entrada de Nonato, recuando Edenilson para a função de primeiro volante.
Por isso, entre todos os jogadores que enfrentarão o Fluminense, nenhum estará mais visado do que Rithely. Como a delegação colorada seguirá direto do Rio para Belo Horizonte, uma boa atuação pode representar uma continuidade, assumindo momentaneamente a titularidade. Um escorregão, porém, será o recuo de algumas casas no tabuleiro.
Confira os jogos de Rithely nesta temporada:
- Inter 1x0 São Luiz (Gauchão) - jogou os 90 minutos com o time reserva
- São José 2x0 Inter (Gauchão) - jogou os 90 minutos com o time reserva
- Novo Hamburgo 0x2 Inter (Gauchão) - jogou os 90 minutos com o time misto
- Grêmio 1x0 Inter (Gauchão) - jogou os 90 minutos com o time reserva
- Caxias 1x2 Inter (Gauchão) - jogou os 90 minutos com o time reserva
- Inter 2x0 Caxias (Gauchão) - jogou os 90 minutos com o time reserva
- Inter 3x2 Palestino (Libertadores) - entrou aos 25min do 1ºT, no lugar de Dourado
- Grêmio 0x0 Inter (Gauchão) - foi substituído aos 18min do 1ºT, por lesão
- Santos 0x0 Inter (Brasileirão) - entrou aos 25min do 2ºT, no lugar de Edenilson
- Athletico-PR 1x0 Inter (Brasileirão) - com o time reserva, saiu aos 38min do 2ºT
- Inter 1x0 Ceará (Brasileirão) - jogou os 90 minutos com o time reserva