Após resultados positivos por Copa do Brasil e Libertadores, o Inter voltou a vencer no Brasileirão, dando sequência à boa fase vivida pela equipe. Neste sábado (27), mesmo escalando um time totalmente reserva — com exceção do goleiro Marcelo Lomba —, o Colorado bateu o Ceará por 1 a 0 no Beira-Rio, em duelo válido pela 12ª rodada. O gol foi marcado por Sarrafiore. A vitória faz com que os comandados de Odair Hellmann alcancem os 20 pontos na tabela de classificação e assumam o quinto lugar na tabela.
O time cearense chegou a Porto Alegre embalado por ter quebrado a invencibilidade do Palmeiras na última rodada e, assim, foi responsável pela primeira finalização da partida já no primeiro minuto, com Ricardinho arriscando de fora da área. Contudo, os suplentes colorados, apesar de errarem alguns passes fáceis, ditaram o ritmo dali por diante. A primeira chance de gol veio aos 10 minutos, com Nonato dominando no peito e batendo de primeira, o que obrigou o goleiro Diogo Silva a espalmar por cima do travessão.
Aos 25, Wellington Silva recebeu cruzamento, gingou sobre a marcação e chutou em direção à meta cearense. O goleiro deixou a bola escapar em um primeiro momento, mas logo se recuperou ao abafar finalização de Tréllez, que pegou o rebote dentro da pequena área. Enquanto isso, a zaga colorada se preocupava em apenas bloquear os contra-ataques do time visitante, que acionava principalmente o veloz Matheus Gonçalves às costas de Natanael.
Para o Inter confirmar a superioridade, faltava o gol. E ele veio aos 38, com Sarrafiore. Após parede de Tréllez, a bola restou livre na entrada da área para que o argentino enchesse o pé contra as redes e abrisse o placar antes do intervalo, para a festa dos 12 mil torcedores que encararam a noite fria no Beira-Rio.
No segundo tempo, o panorama seguiu exatamente igual. À frente do marcador, o Inter diminuiu o ritmo, mas continuou tendo as melhores oportunidades. A primeira finalização veio com Wellington Silva que, após receber lançamento de Neilton, bateu firme nas mãos do goleiro. A resposta do Ceará veio em chute de Leandro Carvalho, de fora da área, que Marcelo Lomba agarrou sem dificuldades.
A medida que o relógio andava, os cearenses passaram a se expor cada vez mais, o que rendeu espaços para o Inter contra-atacar. Aos 20, Guilherme Parede — que havia entrado na vaga de Neilton — foi acionado por Sarrafiore, partiu em disparada, mas pecou na finalização. Minutos depois, porém, um susto. Thiago Galhardo foi acionado pela direita, passou pelo goleiro colorado que havia deixado a meta e cruzou para a área. Mas lá estava Bruno Fuchs para desviar de cabeça e, logo em seguida, desabar no gramado por conta de cãibras.
No fim, o Ceará se jogou em busca do empate, chegando a exigir bela defesa de Marcelo Lomba em cobrança de falta de Ricardinho. Mas, ao invés de sofrer o empate, o Inter acabou lamentando um gol anulado de Guilherme Parede já nos acréscimos. Nada que atrapalhasse a festa dos jogadores colorados que, com a vitória, ganham tranquilidade para voltar a pensar apenas na Libertadores.
BRASILEIRÃO — 12ª RODADA — 27/7/2019
INTER (1)
Marcelo Lomba; Zeca, Klaus, Bruno Fuchs (Victor Cuesta, 31'/2ºT) e Natanael; Rithely, Nonato e Sarrafiore; Neilton (Guilherme Parede, 16'/2ºT), Wellington Silva e Tréllez (Pedro Lucas, 28'/2ºT). Técnico: Odair Hellmann
CEARÁ (0)
Diogo Silva; Samuel Xavier, Valdo, Luiz Otávio e João Lucas; Fabinho, Ricardinho e Thiago Galhardo; Matheus Gonçalves (Wescley, 16'/2ºT), Felipe Silva (Leandro Carvalho, INT) e Felippe Cardoso (Juninho Quixadá, 32'/2ºT). Técnico: Enderson Moreira
Gol: Sarrafiore (I), aos 38min do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Samuel Xavier, Fabinho, Leandro Carvalho (C), Bruno Fuchs, Natanael e Sarrafiore (I)
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Silbert Faria Sisquim. VAR: Pathrice Wallace Correâ Maia (quarteto carioca).
Renda: R$ 473.620,00
Público: 12.536 torcedores
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre
PRÓXIMO JOGO — LIBERTADORES
31/7/2019, QUARTA-FEIRA, 19H15MIN
INTER X NACIONAL-URU